XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Indicadores de qualidade em colonoscopia - qual a importância e como implementar

Introdução

Introdução
A colonoscopia é o principal método de rastreio do câncer colorretal na atualidade. Para que o exame seja efetivo é necessário o engajamento de uma série de etapas sequenciais e interdependentes que envolvem desde a orientação do paciente em ambiente domiciliar até a qualidade estrutural da unidade endoscópica e aspectos técnicos durante o ato endoscópico. Dados da literatura identificam falha na detecção de adenomas e o diagnóstico de câncer colorretal de intervalo nos exames de colonoscopia, além de uma ampla variação na performance individual entre os médicos colonoscopistas, gerando a preocupação por parte das sociedades médicas em estabelecer e padronizar indicadores chave de desempenho, como forma de estabelecer parâmetros para guiar a qualidade na prática da colonoscopia e assim possibilitar a otimização da efetividade do exame.

Objetivo
Mensurar e determinar a adequação dos indicadores chave de desempenho em colonoscopia nos exames realizados em um hospital particular da cidade de São Paulo.

Método
Estudo retrospectivo, transversal e descritivo, onde foram revisados laudos, imagens e registros no prontuário de pacientes que foram submetidos ao exame de colonoscopia no período de fevereiro 2022 a abril 2022. Através da análise dos dados foram avaliados os principais indicadores chaves em colonoscopia publicados nos guidelines das sociedades americana e européia de endoscopia gastrointestinal, sendo utilizados para o presente estudo: (1) taxa de adequação do preparo intestinal; (2) taxa de intubação do ceco; (3) taxa de detecção de pólipos e adenomas; (4) taxa de eventos adversos imediatos.

Resultados
Foram revisados 500 exames de colonoscopia, que apresentaram os seguintes resultados quando mensurados os indicadores chave de desempenho: (1) taxa de preparo intestinal adequado de 94,6%; (2) taxa de intubação do ceco de 95,7%; (2) taxa de detecção de pólipos e adenomas respectivamente de 69,8% e 47,2%, nos exames realizados em pacientes acima de 50 anos; (4) taxa de eventos adversos imediatos de 3,0%, relacionados, quase em sua totalidade, a sangramentos que necessitaram de intervenção hemostática imediata, no contexto de ressecção de lesões.

Conclusão
Os indicadores chave de desempenho em colonoscopia mensurados encontram-se em concordância com os parâmetros estabelecidos nos guidelines mais recentes, refletindo o investimento na qualidade da estrutura da unidade, cuidado na orientação aos pacientes e contínuo aprimoramento da equipe médica.




Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

LUCAS VASCO ARAGÃO, TOMAZO ANTONIO PRINCE FRANZINI, ROSIVAL VICENTE DE PAULA, BRUNA RIBEIRO KRUBNIKI, PEDRO HENRIQUE TELES PRADO, ALEXIS CARVALHO HOOPER, BRUNA LEMOS SILVA, LIVIA MARIA PACELLI MARCON BIAGIONI, BRUNO TRENTINI, TEOFILO GALVÃO DE MENDONÇA, PAULA CRISTINA DE MORAIS FREITAS, RICARDO ANUAR DIB