XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: achado raro com indicação diagnóstica de neoplasia metastática intra-abdominal.

Resumo

Apresentação: Homem, 84 anos, melanodermo, relata que há quatro meses notou surgimento de um nódulo na região periumbilical, pruriginoso, indolor, na cor da sua pele, com evolução contínua. Há duas semanas, o crescimento acentuou-se e atingiu cinco centímetros de diâmetro juntamente com a mudança de cor para amarelo-esverdeado. Relata inapetência e perda ponderal de oito quilos desde o início do quadro. Concomitantemente, refere dor na região mesogástrica, sem irradiação, contínua, em queimação, com intensidade 6\10, com fator de melhora o uso de diclofenaco sódico e de piora a compressão local. Nega febre, diarréia, náuseas e vômitos.
Discussão: Descrito pela primeira vez em 1949 por Hamilton Bailey, o Nódulo de Irmã Maria José se caracteriza como um achado no exame físico em pacientes com suspeita de neoplasia maligna intra-abdominal, o qual está presente em 1 a 3% dos casos. Este nódulo, geralmente, possui: consistência dura, indolor, pruriginoso, com ou sem presença de secreção e pode atingir até cinco centímetros de diâmetro. A confirmação diagnóstica deste achado se dá através do resultado do exame histopatológico da biópsia, também identificando o sítio primário da neoplasia, sendo os ovários na mulher e o aparelho digestivo alto no homem os mais comuns.
Considerações finais: O caso se mostra característico de Nódulo de Irmã Maria José , com provável indicação de neoplasia intra-abdominal, uma vez que, além dos aspectos descritivos do nódulo comparado a literatura, o paciente apresentou uma perda ponderal considerável e inapetência associadas, que são sinais sindrômicos de neoplasias. Ainda assim, a presença de um nódulo periumbilical é uma das primeiras indicações do quadro, o que reforça a suspeita. Sendo assim, quando esse achado raro é encontrado no exame físico, é necessário atenção para compor o raciocínio diagnóstico. Dessa maneira, o paciente foi encaminhado para a realização de exames de imagem e para investigação ambulatorial.

Área

Gastroenterologia - Estômago/Duodeno

Autores

Benício Vargas da Rosa, Isabela de Souza Fernandes