Dados do Trabalho
Título
Lesão de Dieulafoy
Resumo
Apresentação do caso: S.S.G,sexo masculino, 55 anos, com queixa de dor progressiva em epigástrio e 4 episódios de hematêmese, com piora ao fazer ingestão de bebidas alcoólicas. Etilista de aguardente, aproximadamente 500ml/dia há 22 anos, ex tabagista 40 anos/maço abstêmio há 10 anos, negou internações e cirurgias prévias, negou alergias, negou comorbidades, negou uso de medicamentos contínuos, negou uso abusivo de anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), negou uso de drogas ilícitas.
Ao exame físico encontrava-se vigil,confuso,escala de Glasgow:14 pontos, hipocorado++/+4, desidratado++/+4, hipotenso(80x60mmhg) e com presença de líquido sanguinolento,800ml em sonda nasogástrica ,apresentava abdome:flacido,indolor á palpação,sem visceromegalias.Evoluiu para choque hipovolêmico, havendo necessidade de expansão volêmica e medicamento vasopressor e uso de 2 bolsa de hemácias ,hemoglobina admissional:6,3g/dl.
Após estabilização clinica e hemodinâmica ,foi feito endoscopia digestiva alta com os seguintes achados: esôfago de forma e calibre normal, mucosa com aspecto normal, elasticidade preservada. Estômago com forma e volume conservados, líquido de estase hialino em pequena quantidade, mucosa no antro sem alterações, retrovisão mostrou vaso armado há 2 cm abaixo da cárdia em parede posterior. Piloro centrado, elástico e facilmente permeável. Duodeno com bulbo distensível, de forma usual com mucosa normal, início da segunda com pregueado preservado e mucosa de aspecto normal.Diagnóstico: Lesão de Dieulafoy ,sendo realizado à homeostasia com clipe endoscópio e injeção de solução salina.
Discurssão: A hemorragia digestiva alta é situação frequente nas unidades de saúde e a lesão de Dieulafoy é uma causa rara e de etiologia desconhecida que comumente não é diagnosticada mesmo em seus quadros agudos, podendo levar a sangramentos maciços e intermitentes. A endoscopia digestiva alta é o método de escolha para a visualização da lesão e tratamento homeostático preferencialmente por meio de ligadura elástica ou clipes metálicos.
Conclusão:A lesão de Dieulafoy é uma malformação congênita caracterizada por uma arteríola anômala de calibre persistente, que faz protusão em uma falha da mucosa, prevalentemente em região de fundo gástrico,levando a manifestações hemodinâmicas de perda volêmica, melena e hematêmese. A lesão de Dieulafoy é um desafio diagnóstico e terapêutico. Devemos sempre lembrar desta lesão nos casos de hemorragia obscura em todas as faixas etárias.
Área
Endoscopia - Endoscopia digestiva alta
Autores
ROSANA DA COSTA FIGUEREDO GABRIEL TEDD, AUGUSTO Marcussi DEGIOVANI, NATHALIA BONONI CANDIDO MENDES, ISABELA DELMANTO ZANOTTO ALVES, ANA LAURA DOMINGOS TENORIO