Dados do Trabalho
Título
Colecistostomia guiada por ultrassom endoscópico (EUS) versus colecistostomia percutânea (PTC) no manejo da colecistite aguda em pacientes não candidatos a cirurgia: uma revisão sistemática e metanálise.
Introdução
ANTECEDENTES E OBJETIVOS:
A colecistectomia cirúrgica é a estratégia padrão-ouro para o manejo da colecistite aguda (CA). No entanto, alguns pacientes não são considerados candidatos a cirurgia devido a presença de comorbidades. Nosso objetivo foi comparar estratégias de tratamento menos invasivas, como drenagem endoscópica da vesícula biliar guiada por ultrassom (EUS-GBD) e drenagem percutânea da vesícula biliar (PT-GBD) para o manejo de pacientes com CA não candidatos a cirurgia.
MÉTODOS:
Uma pesquisa em bancos de dados eletrônicos foi realizada para identificar todos os estudos comparando EUS-GBD versus PT-GBD para pacientes com CA não candidatos a cirurgia. Uma análise de subgrupo também foi realizada para comparação do grupo submetido à drenagem via stents metálicos de aposição luminal (LAMS) versus PT-GBD. Os desfechos incluíram sucesso técnico e clínico, eventos adversos (AEs), recorrência, reintervenção e readmissão hospitalar.
RESULTADOS:
Onze estudos incluindo 1.155 pacientes foram incluídos na análise estatística. Não houve diferença entre PT-GBD e EUS-GBD em todos os desfechos avaliados. Na análise de subgrupo, a abordagem endoscópica com LAMS foi associada a menores taxas de eventos adversos (RD = − 0,33 (IC 95% − 0,52 a - 0,14; p = 0,0006), recorrência (− 0,05 RD (95% IC − 0,09 a - 0,02; p = 0,02) e readmissão (− 0,36 RD (IC 95% – 0,70 a – 0,03; p = 0,03) quando comparado ao PT-GBD. Todos os outros desfechos foram semelhantes nas análises dos subgrupos.
CONCLUSÃO:
EUS-GBD usando LAMS é superior a PT-GBD em termos de perfil de segurança, recorrência e taxas de readmissão no manejo de pacientes com CA não candidatos a colecistectomia. No entanto, quando LAMS não é usado, os resultados de EUS-GBD e PT-GBD são semelhantes. Assim, EUS-GBD com LAMS com cauterização deve ser considerado a abordagem preferível para drenagem da vesícula biliar para esta população.
Área
Endoscopia - Ecoendoscopia
Autores
Matheus Cândido Hemerly, Diogo Turiani Hourneaux de Moura, Epifânio Silvino do Monte Junior, Igor Mendonça Proença, Igor Braga Ribeiro, Erika Yuki Yvamoto, Pedro Henrique Boraschi Vieira Ribas, Sergio Alejandro Sanchez Luna, Wanderley Marques Bernardo, Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura