XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Alterações Metabólicas após Cirurgia Bariátrica e seu impacto nesses pacientes

Resumo

A obesidade se tornou uma pandemia mundial, com repercussões significativas no desenvolvimento de múltiplas comorbidades metabólicas graves. A abordagem cirúrgica para a obesidade mórbida é uma forma eficaz de manutenção do controle ponderal por longo prazo.
Esta revisão de literatura avalia as alterações metabólicas dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, levando em consideração a perda de peso nos mesmos de acordo com cada tipo de procedimento.
Foi realizada uma análise da literatura sobre os dois tipos de cirurgia bariátrica mais feitos no Brasil: Gastrectomia Vertical e Bypass Gástrico. E, dentre ambas, a Gastrectomia Vertical laparoscópica (LSG) ainda é a melhor opção para o paciente. Esta, gera menos distúrbios no metabolismo, comparada com as outras técnicas cirúrgicas, além de não ocorrer o desvio do intestino delgado, onde acontece a absorção de micronutrientes e, portanto, preserva o paciente de possíveis má absorções.
Em relação às alterações hormonais, comparamos os níveis hormonais de pacientes obesos antes e após cada tipo de cirurgia. Evidenciamos que em ambas, houve redução nos níveis de secretina, gastrina, adiponectina, insulina, glucagon e leptina. Por outro lado, há o aumento dos níveis de CCK, GLP-1, PPY e oxintomodulina. Entretanto, ainda há diferenças significativas no resultado dos mesmos dependendo do tipo de abordagem cirúrgica.
Sobre as alterações nos micronutrientes e vitaminas após procedimentos bariátricos, destacaram-se a tiamina, vitamina B12, proteínas, ácido fólico, ferro, cálcio e vitamina D, osteocalcina, vitamina A e vitamina E.
A literatura aponta uma redução de peso em todos os pacientes em relação ao valor pré-operatório, fazendo uma associação com uma melhora na glicemia, triglicerídeos e leptina. Apesar de não haver um consenso entre ambas cirurgias, são numerosos e relevantes os resultados positivos das alterações hormonais no pós-bariátrico, auxiliando esse paciente no tratamento e prevenção de doenças.

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Gabriela Muro Medeiros, Maria Paula Sabbion Morato, Tainá Rodrigues Toqueton, Raquel Benedetto, Bruno de Campos Secco, Maria Júlia de Oliveira Andriolo Mariotto, João Kleber de Almeida Gentile