XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Miotomia Endoscópica Peroral (POEM) – série de casos e evolução sintomática 4 meses após o procedimento

Introdução

Desde o primeiro caso publicado por Inoue et al em 2010 a miotomia endoscópica peroral vem se estabelecendo como uma das principais formas de tratamentos para acalasia, junto com a miotomia a Heller laparoscópica e a dilatação endoscópica por balão. Este estudo apresenta a evolução sintomática após 4 meses dos pacientes submetidos ao procedimento no período de janeiro de 2020 a abril de 2022 em um centro hospitalar.
Materiais e métodos- Os pacientes foram graduados conforme seus sintomas e manometrias pré-operatórias pelo escore de Eckardt e classificação de Chicago, respectivamente, e registrados seus tratamentos pregressos para acalasia. Em seguida, avaliamos a evolução sintomática por meio de entrevistas telefônicas, questionando a frequência de disfagia, dor torácica, perda de peso, regurgitação e tratamentos adicionais após 4 meses do procedimento. Aplicamos o questionário GERD para avaliar a sintomatologia da doença do refluxo gastroesofágico.
Resultados- Há uma diminuição mediana de 8,5 pontos no escore de Eckardt. Todos os pacientes obtiveram diminuição na pontuação do escore e nos seus estágios clínicos. No pré-operatório todos os pacientes possuíam alguma perda de peso e após 4 meses somente 12,5% deles tiveram alguma perda de peso. Para dor retroesternal, regurgitação e disfagia foi observada uma diminuição após 4 meses de pós-operatório, mas sem significância estatística. Apenas um paciente desenvolveu a doença do refluxo após o procedimento, com necessidade de tratamento medicamentoso adicional.
Conclusão- Os resultados encontrados, corroboram com o que é exposto na literatura, confirmando o impacto positivo que este tratamento cirúrgico endoscópico traz na sintomatologia da acalasia com pouca repercussão no desenvolvimento do refluxo gastroesofágico. O estudo inicia uma casuística para análise estatística e aprimoramento da técnica operatória e do acompanhamento clínico nestes pacientes.

Área

Endoscopia - Miscelânea

Autores

Ricardo Yaguishita, Flavio Heuta Ivano, Gabriela Cordasso Gosalan, Bruno Benjamin Brunini De Souza