XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

SUTURA ENDOSCÓPICA DE FÍSTULA GASTRO-GÁSTRICA APÓS GASTROPLASTIA REDUTORA COM DERIVAÇÃO EM Y DE ROUX

Resumo

Gastroplastia redutora com derivação em Y de Roux laparoscópica é a cirurgia bariátrica mais comumente realizada. Apesar de raras, as fístulas gastro-gástricas (FGG) são uma importante complicação deste procedimento. Os pacientes geralmente apresentam com dor e reganho de peso, e a correção cirúrgica pode ser tecnicamente difícil e associada com morbidade significativa.

Apresentamos um caso de uma paciente feminina, de 53 anos, no 5° ano de pós operatório de bypass gástrico, que apresentava dor abdominal e reganho de peso. Foi realizada endoscopia digestiva alta que demonstrou ampla comunicação do pouch gástrico com o estômago excluso. Realizado também exame radiográfico contrastado que demonstrou a comunicação logo acima do plano de sutura com a alça jejunal, com o óstio de 1,2 cm.

Optado pela realização de gastrorrafia utilizando sistema de sutura endoscópica (Overstitch). O procedimento teve bom aspecto final, e com sucesso técnico confirmado em exame contrastado no 1° dia pós-operatório.

A paciente evoluiu bem, no entanto, em radiografia contrastada de controle após 30 dias, foi demonstrada persistência do trajeto fistuloso, com características radiográficas muito semelhantes àquelas observadas antes do procedimento endoscópico. Paciente ainda não retornou para controle do aspecto endoscópico.

Conclusão:
Correção endoscópica de FGG pós-bariátrica, utilizando kit de sutura endoscópica é uma alternativa segura e viável, porém sua durabilidade pode ser limitada.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

LUCAS ZOUAIN FIGUEIREDO, BRUNO COSTA MARTINS, CARLOS KIYOSHI FURUYA JUNIOR, RAPHAEL AUGUSTO SAAB DE ALMEIDA BARROS, LUCAS GIOVINAZZO CASTANHO BARROS, EDSON IDE, ANNITA CAVALCANTE FARIAS LEONCIO CARDOSO, Ricardo Vitor Cohen