XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Refluxo gastroesofágico ao longo do tempo em miotomia endoscópica versus cirúrgica para acalasia: uma revisão sistemática e metanálise

Introdução

CONTEXTO E OBJETIVO:
Metanálises anteriores compararam a miotomia endoscópica peroral (POEM) e a miotomia de Heller com fundoplicatura (HMF) para o tratamento da acalásia sem unanimidade em relação à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) pós-operatória. Nosso estudo comparou esses tratamentos ao longo do tempo.

MÉTODOS:
Foram feitas uma busca de estudos entre POEM e HMF no MEDLINE, EMBASE, Cochrane Library, Scopus e Clinicaltrials.gov, avaliando os desfechos: avaliação precoce (dentro de 12 meses) e tardia (acima de 12 meses) da DRGE por meio do Consenso de Lyon; sucesso clínico; duração operatória (DO); tempo de hospitalização (TH); eventos adversos maiores (EA).

RESULTADOS:
Vinte e nove estudos observacionais e dois ensaios clínicos randomizados (ECRs) incluíram 13.914 pacientes para análise. A DRGE foi maior no POEM na avaliação precoce (RD=0,28; IC 95% 0,02, 0,54; P=0,04) e sem diferença na avaliação tardia (RD=0,11; IC 95% 0,00, 0,22; P=0,05 ) entre os ECRs, enquanto sem diferença entre os estudos observacionais. O sucesso clínico foi maior (RD=0,09; IC 95% 0,05, 0,12; P<0,01) e a DO menor (MD=-37,74 minutos; IC 95% -55,44, -20,04; P<0,01) no POEM entre os estudos observacionais, ao mesmo tempo, sem diferença entre os ECRs. O TH e EA foram semelhantes em ambos os grupos.

CONCLUSÕES:
A análise entre os estudos produziu resultados conflitantes em DRGE, sucesso clínico e DO. Em última análise, a diferença entre os grupos diminuiu ao longo do tempo na DRGE, com uma taxa mais alta no POEM na avaliação precoce, resultando em não diferença na avaliação tardia entre os ECRs. Essa redução ao longo do tempo pode estar associada a uma remodelação esofágica tardia no grupo endoscópico, a um afrouxamento da fundoplicatura no grupo cirúrgico e à origem de conclusões discrepantes entre metanálises anteriores.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Angelo So Taa Kum, Diogo Turiani Hourneaux de Moura, Igor Mendonça Proença, Epifânio Silvino do Monte Junior, Igor Braga Ribeiro, Guilherme Henrique Peixoto de Oliveira, Alexandre Moraes Bestetti, João Guilherme Ribeiro Jordão Sasso, Ricardo Padlipskas Alves, Vicenzo Shirota Kanamura, Wanderley Marques Bernardo, Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura