XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tratamento da diarreia por Clostridium difficile através do Transplante de microbiota fecal por cápsulas de ingestão oral

Resumo

Introdução - o Clostridium difficile é o principal agente etiológico da colite pseudomembranosa e está presente em até 20% dos adultos hospitalizados. O transplante de microbiota fecal já é considerado um dos tratamentos mais eficazes para combatê-lo.
Anteriormente, era realizado através de sondas, por via endoscópica, enteroscópica, colonoscópica. Nos últimos anos, o desenvolvimento das cápsulas de gel ácido-resistentes, facilitou a realização desses transplantes de microbiota fecal.
Objetivo- Apresentar a primeira experiência brasileira no tratamento de diarreia por Clostridium difficile através do transplante de microbiota fecal por cápsulas de ingestão oral.
Métodos- os autores desenvolveram a tecnologia de liofilização da microbiota intestinal com manutenção da flora viva. Após isso, ofereceram a 30 pacientes, como alternativa ao transplante habitual, a possibilidade de realizá-lo através da ingesta de cápsulas na mesma dose que pela via intestinal. A administração foi dividida para ser realizada por dois dias seguidos. Os resultados foram avaliados através de estatística descritiva.
Resultados- dos 30 pacientes estudados, 18 eram mulheres (60%), a média de idade foi 62 anos. Vinte e oito pacientes responderam de forma definitiva ao transplante. Dois pacientes apresentaram recidiva da diarreia por Clostridium dentro de 30 dias e receberam uma nova dose, com bons resultados.
A segunda aplicação foi efetiva em ambos os pacientes.
2 pacientes apresentaram diarreia por até 48 horas. Doze pacientes referiram alteração da coloração das fezes (provavelmente decorrente do corante das cápsulas). Não observamos febre ou sinais de bacteremia. Não houve complicações graves durante o estudo.
Conclusão- O transplante de microbiota fecal através do uso de cápsulas com flora liofilizada é seguro e, aparentemente eficaz para o tratamento da diarreia por Clostridium difficile. No entanto, trabalhos com casuísticas maiores e metodologia mais apurada são importantes para confirmar esses achados.

Área

Gastroenterologia - Microbiota/Probióticos

Autores

Ricardo Leite Ganc, Sheila Maria Vaz Moreno, Ana Claudia De Souza Silva, Arnaldo Jose GAnc