XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Avaliação do transplante de microbiota fecal para o tratamento da diarreia crônica por Clostridium difficile

Resumo

Introdução - O Clostridium difficile é o principal agente etiológico da colite pseudomembranosa e está presente em até 20% dos adultos hospitalizados. O tratamento recomendado é a antibioticoterapia com metronidazol e/ou vancomicina. Entretanto, a taxa de recidiva chega a 25% e aumenta conforme a recorrência da doença. A mais recente e comprovada alternativa para o tratamento da diarréia por Clostridium difficile recorrente é o transplante de microbiota fecal.
Objetivo- apresentar o resultado do transplante de microbiota fecal para o tratamento de diarreia recidivante pelo agente patogênico Clostridium difficile.
Métodos- trata-se de um trabalho científico retrospectivo, aonde 180 pacientes foram tratados de diarreia por Clostridium difficile, através do transplante de microbiota fecal por via endoscópica, enteroscópica, colonoscópica e, finalmente por via oral, com cápsulas com floras liofilizadas de doadores saudáveis. Os dados foram avaliados através de estatística descritiva.
Resultados- dos 180 transplantes, 90 foram realizados através de colonoscopia, 45 através de enteroscopia, 30 pela ingestão de cápsulas de gel ácido-resistentes, 10 através da endoscopia digestiva alta e 5 através de gastrostomias. Cento e dez pacientes eram do sexo feminino (61,1%). A idade média foi de 66,17 anos. O resultado foi eficaz na primeira aplicação em 157 dos 180 pacientes (87,2%).
A segunda aplicação foi efetiva em 179 dos 180 pacientes (99,4%.). Observamos 15 pacientes com febre nas primeiras 48 horas, 20 pacientes com diarreia nas primeiras 20 horas. Não houve complicações graves durante os estudo.
Um paciente recidivou mesmo após a terceira aplicação. Neste caso aplicamos um protocolo diferente, com doses semanais, por um tempo prolongado.
Conclusão- O transplante de microbiota fecal é seguro e eficaz para o tratamento da diarreia por clostridium difficile, por quaisquer das vias aplicadas.

Área

Gastroenterologia - Microbiota/Probióticos

Autores

Ricardo Leite Ganc, Sheila Maria Vaz Moreno, Arnaldo Jose Ganc