XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

FÍSTULA GASTRO-GASTRICA APÓS BYPASS EM Y DE ROUX COM USO DE ANEL

Resumo

PACIENTE FEMININA, 51 ANOS, SUBMETIDA A BYPASS GÁSTRICO EM Y DE ROUX (BGYR) LAPAROTÔMICO COM COLOCAÇÃO DE ANEL HÁ 21 ANOS (110KG/IMC 46) EM OUTRO SERVIÇO. ATENDIDA NO AMBULATÓRIO EM 2017 COM QUEIXA DE DOR ABDOMINAL EPIGÁSTRICA E VÔMITOS DIÁRIOS. ENDOSCOPIA DIGESTIVA EVIDENCIANDO LESÃO ULCERADA EM BOCA ANASTOMÓTICA E ORIFÍCIO FISTULOSO EM FUNDO GÁSTRICO, SUGERINDO FÍSTULA GASTRO-GÁSTRICA.
DISCUSSÃO
DIANTE DO QUADRO APRESENTADO, PROCEDIDO TRATAMENTO INTENSIVO DA ÚLCERA COM BOA RESPOSTA CLÍNICA, SENDO MANTIDO IBP. SOLICITADO RX CONTRASTADO QUE CONFIRMOU FÍSTULA GASTRO-GÁSTRICA E VOLUMETRIA DE 308CM³ DO EXCLUSO E 65CM³ DO POUCH. MANTIDO ACOMPANHAMNETO AMBULATORIAL, PÓREM PACIENTE PERSISTINDO QUEIXAS DISPÉPTICAS E VÔMITOS PÓS ALIMENTARES. REALIZADO NOVA ENDOSCOPIA COM SUBESTENOSE EM TOPOGRAFIA DE ANEL E ESTASE GÁSTRICA ALIMENTAR. PACIENTE EVOLUINDO COM QUALIDADE DE VIDA RUIM, IMPEDIMENTO DO CONVÍVIO SOCIAL VERGONHA DE SE ALIMENTAR POR MEDO DE VOMITAR. DIANTE DA EVOLUÇÃO DO QUADRO, INDICADO REITERVENÇÃO POR VIDEOLAPAROSCOPIA PARA CORREÇÃO DE FÍSTULA GASTRO-GÁSTRICA E RETIRADA DE ANEL (79KG/IMC 33). IDENTIFICADO ANEL CAUSANDO IMPORTANTE CONSTRICÇÃO DA ANASTOMOSE GASTRO-ENTÉRICA, PADRÃO DE ESTÔMAGO EM AMPULHETA E CONSEQUENTE FORMAÇÃO DE FÍSTULA GASTRO-GÁSTRICA ACIMA DA ANASTOMOSE, QUE MANTINHA-SE PÉRVIA. REALIZADO RETIRADA DO ANEL E GRAMPEAMENTO DA FÍSTULA, COM ISOLAMENTO COMPLETO ENTRE AS CÂMARAS GÁSTRICAS. PACIENTE EVOLUINDO SEM INTERCORRÊNCIAS, RECEBEU ALTA APÓS 48 HORAS, ACEITANDO DIETA, SEM QUEIXAS. MANTERÁ ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL, ONDE SERÁ POSSÍVEL OBSERVAR O PROCESSO DE ACEITAÇÃO DE DIETA, A REDUÇÃO DOS SINTOMAS, BEM COMO SE HAVERÁ AUMENTO OU MANUTENÇÃO DO PESO CORPORAL.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A OBESIDADE É UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, LOGO O NÚMERO DE CIRURGIAS BARIÁTRICAS TEM AUMENTADO DE FORMA SIGNIFICATIVA, APRESENTANDO COMPLICAÇÕES EM ALGUNS CASOS. AS FÍSTULAS GASTRO-GÁSTRICAS GIRAM EM TORNO DE 1-2% DOS PACIENTES SUBMETIDOS A BGYR, LEVANDO A QUADROS DE ÚLCERAS, REGANHO DE PESO, DORES ABDOMINAIS E SANGRAMENTOS DIGESTIVOS. É NOTÓRIO A IMPORTÂNCIA DO APRIMORAMENTO DAS TÉCNICAS CIRÚRGICAS, REDUZINDO ESSES ÍNDICES. NO CASO DE FÍSTULAS GASTRO-GÁSTRICASA UTILIZAÇÃO DE ALÇA JEJUNAL INTERPOSTA ENTRE AS CÂMARAS GÁSTRICAS, A INTERRUPÇÃO DO USO DO ANEL CONTRIBUIRAM PARA UMA MENOR INCIDÊNCIA DESSA EVOLUÇÃO DESFAVORÁVEL.CONCLUI-SE AINDA A IMPORTÂNCIA DE SER REALIZADO UM ACOMPANHAMENTO PRÓXIMO AO PACIENTE, DETERMINANDO O MELHOR MOMENTO E MODO PARA INTERVIR.

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

João Paulo Uliana Zanoni, José Tarcísio Barrozo Zovico, Gustavo Alves de Oliveria, Carlos Renato Castro Renon, Diogo Pena dos Anjos