XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

COLITE ASSOCIADA AO CITOMEGALOVÍRUS – UM DESAFIO DIAGNÓSTICO

Resumo

- Apresentação do caso: Paciente CNS, masculino, 82 anos, diabético, hipertenso, Alzheimer avançado, sondado por quadro de bexiga neurogênica, com síndrome de fragilidade e imobilidade. Interna na enfermaria do Hospital Central da Aeronáutica no Rio de Janeiro com quadro de infecção do trato urinário e rebaixamento do sensório, associada a quadro de diarreia crônica. Fora submetido a tratamento com antiparasitários com melhora parcial. Realizou antibioticoterapia com resolução do quadro urinário, porém manteve diarreia, dor abdominal e febre intermitente. Realizou tomografia de abdome evidenciando processo inflamatório em retossigmoide com distensão a montante das alças intestinais. Posteriormente, realizou colonoscopia em que foram observadas úlceras serpiginosas, rasas e friáveis, que foram biópsiadas e o material enviado para laboratório especializado para coloração específica para mycobacterium tuberculosis e citomegalovírus, as principais hipóteses diagnósticas frente ao quadro clínico. Durante o período de investigação apresentou piora clínica e falência de resposta aos tratamentos propostos. Foram instituídos cuidados paliativos e o paciente em questão evoluiu para óbito em 24 dias de internação. O resultado da lâmina enviada ao laboratório externo foi positiva para citomegalovírus, correspondendo ao diagnóstico de Colite ulcerada relacionada ao citomegalovírus.
- Discussão: O paciente do caso descrito era um idoso frágil, em um longo período de internação, suscetível a infecções oportunistas. Sua condição clínica, que adiou a realização da colonoscopia, foi um dos fatores responsáveis pelo atraso diagnóstico do quadro de diarreia. Além disso, a coloração específica com hematoxilina-eosina do material biopsiado, essencial a definição do diagnóstico, levou semanas para ter seu resultado liberado pelo laboratório. Apesar do aspecto sugestivo das lesões encontradas na colonoscopia, novamente, o quadro clínico do paciente, pela avaliação entre riscos e benefícios, não permitiu o início de um tratamento empírico com antiviral, uma droga com diversos efeitos colaterais.
- Comentários finais: Colite por citomegalovírus é um importante diagnóstico diferencial para pacientes com quadro de colite sem melhora após tratamento com antibioticoterapia adequada. O diagnóstico ocorre principalmente em pacientes imunossuprimidos e frágeis, sendo a busca ativa fundamental.

Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

Juliana Pina Gonçalves, Mateus Amorim Cruz, Giovanna Zambon Diniz, Carolina da Rocha Gomes Cunha, Luísa Fragoso Moutinho, Camila Barcelos de Souza, Eduardo Esposti Zanprogna, Yasmim de Souza Carvalho, Yuri Alexandrino de Carvalho, Gabriele Arja de Abreu, Rodrigo Camargo Lopes