Dados do Trabalho
Título
Prevalência da colite microscópica em pacientes jovens com diarreia crônica e colonoscopia normal
Introdução
A diarreia crônica é definida pela presença de três ou mais episódios de evacuações com fezes amolecidas ou líquidas e duração maior que quatro semanas. As etiologias são variadas e o diagnóstico é desafiador. Entre as possíveis causas, temos a colite microscópica, representada pela colite linfocítica e colite colagenosa, caracterizada por diarreia crônica aquosa não sanguinolenta de origem desconhecida e colonoscopia com mucosa normal ou com alterações mínimas, encontrada com maior frequência em pacientes idosos, tendo poucos dados na literatura sobre a incidência e/ou prevalência desta patologia em pacientes jovens.
Objetivo
Investigar a prevalência de colite microscópica nos pacientes jovens submetidos a colonoscopia com biópsias seriadas.
Métodos
Estudo retrospectivo, transversal, descritivo, com revisão de prontuários, laudos endoscópicos e anatomopatológico de pacientes submetidos a colonoscopias com biópsias seriadas, representada pela coleta de dois fragmentos aleatórios por frasco, em um total de quatro frascos: 1- íleo terminal; 2- ceco e cólon ascendente; 3- cólon transverso e descendente e 4- cólon sigmoide e reto, no período de 01/01/2019 a 30/05/2022, realizadas em um setor de endoscopia digestiva da cidade de São Paulo.
Resultados
Foram avaliados 5.641 prontuários, nos quais 464 (8,2%) foram realizadas biópsias seriadas. Destes, foram selecionados 156 pacientes com quadro de diarreia crônica, cujos exames iniciais eram normais, onde somente 10 (6,4%) destes indivíduos apresentavam critérios histológicos de colite microscópica e a colonoscopia estava normal em 90% destes pacientes (p 0.72). A colite linfocítica foi o achado mais frequente, sendo encontrada em 90% dos casos (p 0.18). Oitenta porcento eram do sexo feminino (p 0.59) e a proporção entre homens e mulheres foi de 1:4. A mediana de idade foi de 35 anos (23 – 64), média de idade 40,5 (±12,6) e 70% dos casos tinham menos de 50 anos. Não encontramos um fator de risco claro e nem associação com o uso de algum medicamentos como desencadeador da doença (p 0.94).
Conclusão.
A colite microscópica teve uma prevalência de 6,4% com predomínio em pacientes com menos de 50 anos, sendo a colite linfocítica nove vezes mais frequente que a colite colagenosa. Não houve significância estatística nas variáveis analisadas e isso se deve ao número pequeno de pacientes selecionados para este estudo.
Área
Endoscopia - Colonoscopia
Autores
ROSIVAL VICENTE DE PAULA, THIAGO FESTA SECCHI, BRUNA RIBEIRO KRUBNIKI, PEDRO HENRIQUE TELES PRADO, ALEXIS CARVALHO HOOPER, BRUNA LEMOS SILVA, LIVIA MARIA PACELLI MARCON BIAGIONI, BRUNO TRENTINI, TEOFILO GALVÃO DE MENDONÇA, LUCAS VASCO ARAGÃO, PAULA CRISTINA DE MORAIS FREITAS, DÉCIO CHINZON, RICARDO ANUAR DIB, TOMAZO ANTONIO PRINCE FRANZINI