XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Comparação entre teste da urease e histopatologia na detecção da infecção gástrica pelo Helicobacter pylori

Introdução

INTRODUÇÃO
A bactéria Helicobacter pylori (H pylori) coloniza a mucosa gástrica e predispõe a diversas patologias desde úlcera péptica até neoplasia. Para sua identificação são empregados testes invasivos e não invasivos. Os principais métodos utilizados atualmente são teste da urease e análise histológica, ambos os testes invasivos.
OBJETIVO
Avaliar o resultado de amostras de teste da uréase e histopatologia para H pylori, bem como a concordância entre estes métodos para um mesmo paciente.
MÉTODO
Estudo retrospectivo e observacional através da análise de dados e comparações dos resultados de teste da uréase e histopatologia de pacientes submetidos à endoscopia digestiva alta (EDA), no período entre fevereiro e julho de 2021, em um serviço de endoscopia digestiva CET-SOBED. Foram excluídos casos submetidos à EDA sem a realização de ambos os testes, bem como aqueles cuja análise histológica não estava disponível.
RESULTADOS
Foram selecionados 574 pacientes para o presente estudo, sendo 351 (61,15%) do sexo feminino e 223 (38,85%) masculino. O teste da urease mostrou-se positivo para H pylori em 54 (9,4%) e negativo em 520 (90,6%) das amostras. A avaliação histológica foi positiva em 118 (20,55%) e negativa em 456 (77,45%) pacientes. Os testes foram discordantes em 77 (13,41%) pacientes, sendo 9,1% amostras positivas em teste da urease e 90,9% em análises histológicas.
CONCLUSÃO
Diagnóstico e terapêutica precoces da infecção pelo H pylori são fundamentais para diminuir a incidência e a prevalência de lesões gástricas. Por esse motivo torna-se importante a utilização de um método eficaz em seu diagnóstico. A comparação entre teste da urease e histopatologia mostrou resultados divergentes no presente estudo. A distribuição e a quantidade irregulares da bactéria pela mucosa gástrica, o uso de medicamentos pelo paciente, bem como a quantidade de material coletado podem levar a amostras com resultados falso-negativos. A utilização destes testes de forma complementar mostrou-se mais eficaz garantindo maior chance de detecção da bactéria.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Cláudia Chaves Mendonça, Dezimar Luis Duarte