Dados do Trabalho
Título
HEPATECTOMIA DIREITA ROBÓTICA COM ACESSO GLISSONIANO
Resumo
Introdução: A ressecção hepática minimamente invasiva é um dos procedimentos mais complexos na cirurgia hepatobiliar. Descrevemos uma técnica padronizada para abordagem intra-hepática da Glissonian, que, baseada em pequenas incisões e seguindo marcos anatômicos específicos, permite um controle direto dos pedículos glissonianos sem dissecção hilar tanto para o fígado direito quanto para o esquerdo.
Método: Este vídeo demonstra aspectos técnicos de uma hemihepatectomia robótica direita usando a técnica intra-hepática Glissoniana. Uma mulher de 66 anos com sangramento retal foi submetida a uma colonoscopia que mostrou um tumor a 10 cm da borda anal. Estudos pré-operatórios mostraram metástases hepáticas múltiplas. Ela foi submetida a uma retosigmoidectomia laparoscópica com ileostomia. A ileostomia foi revertida 35 dias depois. A resposta objetiva com quimioterapia neoadjuvante foi alcançada, e ela foi encaminhada para ressecção hepática. A equipe multidisciplinar decidiu por uma hepatectomia direita com enucleação das 2 lesões no fígado esquerdo. Foi proposta uma abordagem robótica. A futura volumetria remanescente do fígado era de 39%.
Resultado: Para abordagem intra-hepática Glissoniana, foram utilizadas duas pequenas incisões. Uma na base do segmento 4b e outra no lobo caudado. A remoção do tecido hepático ao redor do pedículo permite a identificação intra-hepática do pedículo direito. Em seguida, é circundado usando a pinça Cadière robótico. O tempo operatório foi de 272 minutos, com perda de sangue estimada em 120 ml, sem necessidade de transfusão. A recuperação pós-operatória foi sem problemas, e o paciente teve alta no 5º dia de pós-operatório.
Conclusão: A abordagem robótica pode ajudar na realização de ressecção hepática através da técnica minimamente invasiva, especialmente em casos mais complexos. O acesso intra-hepático dos pedículos hepáticos pode ser alcançado utilizando pequenas incisões ao redor da placa hilar, seguindo marcos anatômicos específicos. A secção do fígado seguindo a área isquêmica resulta em menos sangramento. Este vídeo mostra as diferentes etapas necessárias para realizar esta complexa operação.
Área
Cirurgia - Fígado
Autores
MARCEL AUTRAN MACHADO, MURILLO MACEDO LOBO FILHO, BRUNO HORTENCES MATTOS, FABIO FERRARI MAKDISSI