XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

RESSECÇÃO ROBÓTICA DE CISTO DE COLÉDOCO COM HEPATICO-JEJUNOSTOMIA EM Y DE ROUX EM ADULTO

Resumo

Introdução: O cisto de colédoco é uma doença rara da via biliar. Cerca de 80% dos casos são diagnosticados até os 10 anos de idade e a forma adulta é ainda mais raro. Maioria dos casos ocorre em mulheres. De hoje fica paraApesar de condição benigna, pode sofrer transformação maligna e pode levar a colangite, pancreatite se não for tratado.
Método: Apresentar vídeo de ressecção robótica de cisto de colédoco no adulto. Trata-se de paciente sexo masculino, 36 anos, com histórico de dor epigástrica após ingestão de alimentos gordurosos. Investigação mostrou tratar-se de cisto de colédoco. Ressonância mostra um cisto de colédoco na forma mista, tipo IA e II. Foi proposta uma abordagem por via robótica.
Resultado: Foi utilizado o robô Da Vinci Xi. A operação começou com dissecção do cisto ao nível da placa hilar pois o cisto iniciava-se junto à bifurcação da via biliar até porção intra-pancreática. A dissecção do cisto é feita em bloco junto com a vesícula biliar. Uma vez identificada a via biliar na porção intra-pancreática, ela é seccionada entre hemolocks. A via biliar proximal é seccionada com tesoura robótica. A seguir é confeccionado o Y de Roux e a anastomose hepático-jejunal é realizada com sutura contínua com fio absorvível 5-0. A peça cirúrgica foi retirada através do trocarte do auxiliar (12 mm). O tempo operatório total foi de 145 minutos, sem transfusão. A patologia confirmou o diagnóstico, sem malignidade. A recuperação foi sem problemas e o paciente teve alta no 4º dia de pós-operatório. O paciente está bem, assintomático 24 meses após o procedimento.
Conclusão: A abordagem robótica é segura e excelente opção para o tratamento do cisto de colédoco. Instrumentos robóticos com movimentos de punho e 7 graus de liberdade, associado à visão 3D, facilita a dissecção e a reconstrução da via biliar por via minimamente invasiva.

Área

Cirurgia - Fígado

Autores

MARCEL AUTRAN MACHADO, MURILLO MACEDO LOBO FILHO, BRUNO HORTENCES MATTOS, FABIO FERRARI MAKDISSI