XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

DRENAGEM ECOGUIADA E NECROSECTOMIA DIRETA DE WALLED-OFF NECROSIS APÓS CIRURGIA DE TUMOR PANCREÁTICO

Resumo

CASO CLÍNICO

Masculino, 32 anos, evoluiu com episódios febris recorrentes 11 meses após realizar uma pancreatectomia distal devido a tumor neuroendócrino (TNE) bem diferenciado, grau 2. Realizou uma tomografia computadorizada (TC) que evidenciou 2 coleções fluidas, de paredes espessadas, uma adjacente ao pâncreas remanescente, medindo 7 x 6 x 5 cm e outra em loja esplênica, com focos gasosos, medindo 8 x 12 cm. A ecoendoscopia identificou 2 coleções heterogêneas, com componente sólido, compatíveis com walled-off necrosis (WON).
Drenagem da maior coleção que causava abaulamento em grande curvatura do corpo proximal, com uma prótese de aposição de lúmen (Hot Axios®) de 15 mm, com saída de grande quantidade de pus e tecido necrótico. No pós-operatório (PO) o paciente permaneceu afebril, sendo submetido a 2 necrosectomias diretas (ND), com intervalo de 1 semana entre elas, para retirada de tecidos necróticos e lavagem da cavidade com peróxido de hidrogênio (H2O2). No 20º PO o stent foi retirado e inseridas 2 próteses plásticas tipo pigtail de 7 Fr x 7cm.
Após 2 meses ainda sem sintomas, foi submetido a TC que mostrou ausência de lesão da loja esplênica, presença de próteses plásticas e redução das dimensões da coleção junto ao pâncreas remanescente (3,8 x 3,3 cm).

DISCUSSÃO:
Os TNE pancreáticos são incomuns e correspondem a 1 a 2 % de todos os tumores pancreáticos. O tratamento dessas coleções é indicado quando complicações como dor, infecções, obstrução ou sangramento. O tratamento endoscópico (TE) se tornou o padrão-ouro, afinal é um procedimento não invasivo, que além de drenar o conteúdo líquido, permite a manipulação da cavidade através da necrosectomia direta (ND). O TE apresenta menor custo, menor tempo de internação hospitalar e menos eventos adversos quando comparado aos procedimentos cirúrgicos. A realização de ND da cavidade e a lavagem com H2O2 é indicada. Em recente metanálise publicada, concluiu-se que o uso desta substância apresenta altas taxas de sucesso técnico e clínico, pois a H2O2 apresenta efeito antisséptico, esporicida e auxilia na quebra dos detritos necróticos pela agitação química, facilitando a ND.

CONCLUSÃO:
O TE para coleções pancreáticas é um procedimento seguro, minimamente invasivo, que permite a drenagem efetiva e manipulação direta das coleções com segurança.

Área

Endoscopia - Ecoendoscopia

Autores

JULIA MAYUMI GREGORIO, LUCIANO LENZ, RAFAEL UTIMURA SUETA, DEBORAH MARQUES CENTENO, PASTOR JOAQUÍN ORTIZ MENDIETA, BRUNO DA COSTA MARTINS, RICARDO SATO UEMURA, ADRIANA VAZ SAFATLE RIBEIRO, CARLA CRISTINA GUSMON DE OLIVEIRA, RENATA NOBRE MOURA, CATERINA MARIA PIA SIMIONI PENNACCHI, FABIO SHIGUEHISSA KAWAGUTI, SEBASTIAN NASCHOLD GEIGER, MARCELO SIMAS DE LIMA, FAUZE MALUF FILHO