XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

A eficácia e segurança do Endobarrier no manejo da obesidade e controle glicêmico: Uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios controlados randomizados.

Introdução

A obesidade e a diabetes mellitus tipo 2 (DM2) são duas alarmantes pandemias na atualidade, com prevalência global estimada de 1 bilhão de adultos afetados pela obesidade em 2025 e atualmente com custos na economia global de cerca de 2 trilhões de dólares. A cirurgia bariátrica é considerada o tratamento mais eficaz para a obesidade, após falha dos tratamentos não invasivos, tais como mudança do estilo de vida e terapia medicamentosa. No entanto, menos de 2% dos pacientes obesos elegíveis a cirurgia realizam o procedimento. As principais causas são o risco cirúrgico, a preferência do paciente, os custos e a dificuldade de acesso. Devido a isso, procedimentos menos invasivos são importantes.
O Endobarrier, uma manga duodeno-jejunal (EndoBarrier™, GI Dynamics, Lexington, MA, EUA) é uma terapia bariátrica e metabólica endoscópica (TBME) desenvolvida para mimetizar o bypass gástrico com reconstrução em Y de Roux (BGYR), possuindo um mecanismo de ação semelhante. O dispositivo é implantado e removido por via endoscópica e consiste em uma manga de revestimento de fluoropolímero, medindo 60 cm, onde sua porção proximal é ancorada no bulbo duodenal e a porção distal no jejuno proximal. Devido a composição ser de material impermeável, há a exclusão do contato do alimento com a mucosa duodeno e jejuno proximal, alterando a absorção de glicose e alguns nutrientes em pacientes obesos e diabéticos.
Embora o Endobarrier apresente resultados positivos, o perfil de segurança do dispositivo ainda causa dúvidas. Não foi relatado até o momento eventos de mortalidade relacionados ao dispositivo, porém foram descritos numerosos eventos adversos graves (EAG), tais como migração ou obstrução da manga, sangramento e abcessos hepáticos. Com objetivo de avaliar a eficácia e segurança do Endobarrier, com base na American Society for Gastrointestinal Endoscopy (ASGE) / American Society for Metabolic and Bariatric Surgery (ASMBS), realizamos essa revisão sistemática e meta-análise com ensaios controlados randomizados (ECR) (evidência 1A).

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Erika Yuki Yvamoto, Diogo Turiani Hourneaux de Moura, Igor Mendoça Proença, Epifanio Silvino do Monte Junior, Igor Braga Ribeiro, Sérgio A Sánchez-Luna, Wanderley Marques Bernardo, Matheus Candido Hemerly, Victor Lira de Oliveira, Pedro Henrique Boraschi Vieira Ribas, Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura