XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Evolução pós-operatória de pacientes submetidos à gastroplastia redutora em um serviço de cirurgia bariátrica

Resumo

Introdução: A obesidade é um problema de saúde presente em todo o mundo. O ganho de peso culmina em diversas comorbidades. A cirurgia bariátrica atualmente é uma opção eficaz para perda do excesso de peso e, por conseguinte, resolução das morbidades associadas à obesidade. O By-Pass em Y de Roux e a Gastrectomia vertical são, atualmente, as cirurgias mais realizadas. Apesar de ser considerada segura, a gastroplastia redutora pode apresentar complicações que culminam em readmissões hospitalares, com destaque para a colelitíase.
Objetivo: O presente estudo buscou avaliar a evolução pós-operatória de pacientes submetidos à gastroplastia redutora em um serviço de cirurgia bariátrica.
Métodos: Estudo observacional de delineamento transversal, com pesquisa em bancos de dados secundários. População composta por pacientes submetidos à cirurgia bariátrica em dois hospitais no Sul de Santa Catarina, no período de 2015 a 2019, com seguimento de dois anos de pós-operatório. Obteve-se uma amostra de 371 pacientes.
Resultados: Dos pacientes avaliados, 77,6% eram do sexo feminino e 38,5% se encontravam na faixa de 30 a 39 anos. Apresentaram uma mediana de IMC no pré-operatório de 39,8 Kg/m2, e uma média de excesso de peso de 50,5kg. A técnica cirúrgica mais adotada foi By-pass em Y de roux em 84,1%. No pré-operatório, 84,4% dos pacientes apresentavam alguma comorbidade e a mais prevalente foi HAS (41,2%). Após dois anos da operação, apenas 12,7% dos pacientes apresentavam alguma comorbidade. A colelitíase se mostrou presente em 1/3 dos pacientes após um ano da operação.
Conclusão: A perda de peso foi maior nas mulheres e naqueles pacientes submetidos à modalidade de By-pass em Y de Roux. As comorbidades pesquisadas melhoraram ou resolveram na maior parte dos indivíduos. A colelitíase se mostrou presente em aproximadamente 1/3 dos pacientes no primeiro ano do pós-operatório.

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Beatriz Aparecida de Oliveira Almeida, Kelser de Souza Kock, Flávio Bianchini, Augusto Ricken Siqueira, Luana Lima da Silva, Karin de Almeida, Ricardo Reis do Nascimento