XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Estudo comparativo de dados clínicos e laboratoriais de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica no serviço público e privado

Resumo

INTRODUÇÃO: A obesidade hoje é uma epidemia mundial e a opção pela cirurgia bariátrica como tratamento tem sido crescente. A insuficiente oferta ocorre no setor privado e é ainda mais evidente no setor público. Tal discrepância pode levar a características e resultados pós-operatórios distintos, pouco avaliadas previamente na literatura. O objetivo principal foi avaliar e comparar aspectos pré e pós-operatórios em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica em serviços público e privado.

MÉTODOS: Estudo observacional e retrospectivo que incluiu 104 pacientes submetidos a cirurgia bariátrica em hospital universitário e em clínica particular da mesma cidade no período entre 2010 e 2021. Foram avaliados dados clínicos, cirúrgicos e laboratoriais no período pré-operatório e com 3, 6, 12 e 24 meses de pós-operatório.

RESULTADOS: A amostra do serviço público apresentou maior idade (41 anos vs. 37 anos, p=0,024) e peso habitual (109,4 kg vs. 101,65 kg, p=0,005), sem diferença em prevalência de hipertensão ou diabetes. A perda de peso foi semelhante entre os dois grupos, assim como o reganho de peso e a avaliação dos critérios de sucesso. Na evolução pós-operatória, houve mais deficiência de vitamina B12 (100% vs. 70,6%, p<0,001) e de zinco (87,5% vs. 62,5%, p<0,001) aos 24 meses, com menor taxa de tratamento da deficiência de vitamina D (77,8% vs. 86%, p<0,001) no serviço público.

CONCLUSÃO: As diferenças de perfil inicial de pacientes e das características dos serviços público e privados não resultaram em perda de peso, taxa de remissão de comorbidades (exceto de hipertensão) ou critérios finais de sucesso distintos em nosso estudo. Portanto, nosso estudo reforça as evidências de que a realização da cirurgia bariátrica como medida terapêutica para a obesidade é eficaz. No entanto, o aumento da disponibilidade de procedimentos no serviço público poderia reduzir as desigualdades entre os sistemas e consequentemente a taxa de complicações cirúrgicas e deficiências nutricionais.

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Elinton Adami Chaim, Mariana Fujiwara, Felipe David Mendonça Chaim, Everton Cazzo, Almino Cardoso Ramos, Arnaldo Moura Neto