XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tuberculose pulmonar miliar em paciente com doença de crohn em uso de anti-TNF

Resumo

Descrição do caso
Paciente masculino, 29 anos, portador de doença de crohn de íleo e duodeno, fistulizante, diagnóstico há 03 anos, em uso de adalimumabe 40 mg 15/15 dias e azatioprina 150 mg/dia desde 2019. Mantinha seguimento ambulatorial a cada 6 meses, com controle dos sintomas e calprotectina fecal dentro da normalidade (26 mcg/g). Devido a pandemia pela covid 19, perdeu seguimento por dois anos, retornando em 2022 com relato de que há cerca de um mês havia iniciado quadro de febre vespertina diária (39°C), astenia, tosse seca e perda ponderal de 10 kg no período, sendo diagnosticado com pneumonia em outro serviço e feito uso de clavulin e zinnat, sem melhora dos sintomas. Trazia consigo tomografia de tórax apresentando micronódulos distribuídos difusamente em ambos os pulmões e consolidação em lobo inferior esquerdo. Pela suspeição de tuberculose pulmonar, foram suspensos o adalimumabe e azatioprina e solicitado internação hospitalar. Durante a internação realizou exames complementares com pesquisa de Bacilo Álcool-ácido Resistente (escarro) positivo, cultura micobactérias (escarro) positivo para Mycobacterium tuberculosis e tomografia de tórax evidenciando múltiplos micronódulos centrolobulares uniformemente distribuidos por ambos pulmões, medindo até 3 mm; exuberante consolidação cavitada com vidro fosco marginal no segmento superior do lobo inferior esquerdo, associado a micronódulos de permeio com padrão de "árvore em brotamento". Iniciou-se tratamento com etambutol 400 mg 3 cps/dia, levofloxacino 1G/dia e estreptomicina 750 mg/dia, esquema alternativo devido aumento de transaminases, que posteriormente foi trocado por esquema clássico com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol 4 cps/dia, com evolução favorável e retorno do adalimumabe após 3 meses de tratamento.

Discussão
A doença de Crohn consiste em uma doença de etiologia multifatorial, cujo tratamento pode necessitar do uso de imunobiológicos. Estudos já evidenciaram o aumento do número de casos de tuberculose em pacientes em uso de anti-TNF, devendo-se esta medicação ser interrompida ao se suspeitar ou diagnosticar tuberculose ativa.

Comentários finais
A tuberculose é um diagnóstico a ser pensado em pacientes com doença inflamatória intestinal em uso de imunobiológicos e sintomas típicos. O tratamento com esquema tuberculostático deve ser iniciado após confirmação do diagnóstico e o anti-TNF deve ser reintroduzido posteriormente.

Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

Gabriela Parreira Bizinoto, Bruno Beust Quint, João Fellipe Pereira Espíndola, Maíra Thomé Freitas, Milena Coutinho Pires, Michelle Bafutto Gomes Costa, Mauro Bafutto, Joffre Rezende Filho