XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

MUCOCELE DE APÊNDICE - UM RELATO DE CASO.

Resumo

APRESENTAÇÃO DO CASO:
Paciente sexo feminino, 42 anos, procurou atendimento médico devido dor abdominal em fossa ilíaca direita (FID), de caráter intermitente, refere que a dor iniciou há cerca de 3 meses com piora progressiva há 3 dias. Ao exame físico, o abdome estava plano, sem lesões de pele, cicatrizes, retrações ou abaulamentos; ruídos hidroaéreos presentes; doloroso a palpação superficial e profunda na FID com presença de massa não aderida, dolorosa a movimentação; Blumberg negativo no ponto de McBurney e sem outros sinais de irritação peritoneal. Devido a sintomatologia foi solicitado uma ultrassonografia que evidenciou massa em FID, não aderida, de aproximadamente 5x7cm, de contornos bem definidos. Diante dos resultados, a paciente foi submetida a uma apendicectomia grau 1 com exérese de nódulo, sendo este enviado para avaliação histopatológica.
DISCUSSÃO:
A mucocele de apêndice é uma doença heterogênea e rara, que consiste na dilatação do apêndice devido acúmulo de secreção mucoide e se apresenta de forma inespecífica ou assintomática, na maioria das vezes só é possível confirmar o diagnóstico pela laparotomia exploratória ou apendicectomia. Porém, sabe-se que uma história clínica e exame físico minucioso aliado a exames de imagem, podem sugerir o diagnóstico. Além disso, diversas causas podem desencadear a doença, como os cistos de retenção, tumores e inflamações crônicas. Portanto, o tratamento cirúrgico é o método de escolha, sendo que a apendicectomia é indicada para os casos de mucocele do tipo I e II, enquanto no tipo III recomenda-se a colectomia direita. É necessário ainda, cuidado ao manusear a peça anatômica devido risco de rotura intraoperatória podendo levar a complicações, como, a disseminação intraperitoneal de um tumor maligno produtor de mucina.
COMENTÁRIOS FINAIS:
A mucocele de apêndice é uma doença multifatorial e com alto potencial de se agravar, no entanto, altamente curável com tratamento cirúrgico precoce e adequado. Nesse caso, a paciente apresentou-se inicialmente com suspeita de apendicite e após o exame físico e de imagem, indagou-se mucocele, confirmada durante a apendicectomia, evidenciando, o quanto a doença é mascarada pela clínica inespecífica e por vezes subdiagnosticada, a mesma evoluiu sem complicações. Sendo assim, esse relato de caso tem como objetivo discorrer sobre a patologia e esclarecer sobre a importância de identificá-la corretamente e estabelecer o tratamento adequado para evitar a evolução do quadro.

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

MÍRIAN SANTOS DA SILVA, MARCELO MARTINS DE MOURA, MATHEUS MAGALHÃES DE OLIVEIRA, ANA CAROLINA TEIXEIRA BASTOS, NATHÁLIA SILVA RODRIGUES, RONY DOS ANJOS SILVA JUNIOR, MAURÍCIO ALAN BOMFIM DE SOUZA FILHO, YANCA ALVES SANTOS, AMANDA SILVA LIMA, JUAN MATSUO HORI EÇA, KASSIELY CORDEIRO SILVA, URIEL PIRES DOS SANTOS, GUSTAVO BANDEIRA ALENCAR FILHO, JESSICA DOS SANTOS CAIRO, ITALO EDUARDO SANTIAGO BARRETO, CARLOS DIOGO SCOPEL, ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS FILHO, ISAAC VINHAS DUTRA, PEDRO HENRIQUE SOUZA GOMES, JOANNA PEREIRA ARAÚJO SILVEIRA, ROBERTA MARA CORREIA LIMA