XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

DIVERTICULITE DE INTESTINO DELGADO: UM RELATO DE CASO

Resumo

Apresentação do Caso: Paciente do sexo masculino, 77 anos de idade, apresentava hipertensão arterial sistêmica (HAS) e obesidade grau I, sem alergias ou cirurgia prévia. Evolução crônica de constipação e flatulência, sem propedêutica adequada. Apresenta quadro de dor abdominal difusa e piora progressiva em 12 horas, com vômito, sem sinais de alarme e com leve sinal de desidratação. Na admissão foi feita tomografia computadorizada e revisão laboratorial, a qual revelou PCR elevada e leucocitose. Em 12 horas com hidratação, reanimação volêmica, analgesia e antibioticoterapia houve melhora da leucocitose e piora da PCR. A TC revelou diversos divertículos colônicos e de intestino delgado sem sinais inflamatórios, exceto um, em topografia de mesogastro, com perfuração, pneumoperitônio regional e plastrão (planos inflamados e espessados).
Discussão: Aproximadamente dois terços da população em torno de 80 anos, é frequentemente acometida pela doença diverticular intestinal. Os sinais clínicos e sintomas da doença diverticular do intestino delgado são vagos e inespecíficos, concomitante a isso, em razão de sua raridade, o diagnóstico é mais tardio e difícil. O método de definição diagnóstica muitas vezes se dá pela TC, como em nosso relato de caso.  A TC é de grande importância na elucidação do diagnóstico, posto que os sintomas e sinais são imprecisos e por consequência o diagnóstico é complexo e tardio. Apesar dos avanços no tratamento e diagnóstico, as taxas de mortalidade por diverticulite perfurada de intestino delgado mantêm-se altas, variando de 21 a 40%. 
Comentários finais: A importância deste relato de caso é servir de alerta para uma causa incomum de abdome agudo se não diagnosticada e manejada prontamente como no caso apresentado, visto que entre o início dos sintomas e o desfecho cirúrgico passaram-se pouco mais de 24 horas. Além disso, a chance de mortalidade do paciente.

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Caique José Duarte Avelar, Rodrigo Faria Cardoso, Gabriela Cecília Araújo Vale, Gleice Caroline Linhares Cardoso, Julia Santos De Alencar, Velsa Correia Da Silva Reis, William Bruno Silva, Renata Aparecida Pereira