XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

DIARRÉIA CRÔNICA COMO PRIMO MANIFESTAÇÃO DE HIPERTIREOIDISMO – UMA APRESENTAÇÃO CLÍNICA ATÍPICA

Resumo

Apresentação do caso: Este artigo relata o caso de uma paciente de 64 anos admitida em enfermaria de Clínica Médica para investigação de quadro de diarreia crônica associada há perda de peso (20kgs) há sete meses. Após a abordagem inicial foi determinado se tratar de uma diarreia crônica de padrão secretório e cuja investigação e resposta terapêutica confirmaram se tratar de uma primo manifestação de tireotoxicose por hipertireoidismo da doença de Graves.
Discussão: A diarreia crônica trata-se de uma síndrome muito prevalente, em torno de 5% da população mundial, e com diversas etiologias possíveis, recomenda-se a abordagem do paciente de acordo com o padrão de dejeções segundos os grupos fisiopatólogicos, como uma forma de restringir as possibilidades diagnósticas e exames complementares solicitados. A alteração das dejeções classicamente descritas associada ao hipertireoidismo é a hiperdefecação, já a diarreia crônica de padrão secretório é inusual.
Comentários Finais: O objetivo deste estudo é mostrar quanto a possibilidade do hipertireoidismo como etiologia para diarreia crônica e não só hiperdefecação. Além disso, não somente considerear tal diagnóstico quando associado aos demais achados clássicos, uma vez que esta síndrome é extremamente pleomórfica em sua manifestação clínica e necessita de alto grau de suspeição.

Área

Gastroenterologia - Miscelânea

Autores

Hélio Paulo Matos Neto