XXII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica

Trabalhos


REGRAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

ATENÇÃO:

- Apenas congressistas inscritos nos Congressos podem enviar trabalhos científicos para a III Semana Brasileira da Oncologia.

- Não é permitida a transferência de inscrição e/ou trabalhos para os demais congressos que serão realizados na mesma data.

- Somente trabalhos aprovados para apresentação na III Semana Brasileira da Oncologia terão seus resumos enviados para o Especial Anais da Brazilian Journal of Oncology.

- O envio do resumo para a III Semana deve ser realizado exclusivamente via site do congresso cujo autor esteja inscrito.

- Só serão aceitos resumos em língua inglesa. A qualidade da escrita também será avaliada, já que os resumos aprovados serão publicados em uma revista científica. 

- Os pôsteres aprovados devem ser elaborados em língua inglesa.

- De forma inédita, todos os resumos enviados pelo Congresso SBOC concorrerão ao Prêmio SBOC de Ciência. O autor do melhor resumo selecionado pela Comissão científica será informado do prêmio e deverá participar da cerimônia de premiação do Congresso SBOC para receber a premiação.

- Todos os trabalhos submetidos por inscritos no Congresso SBOC e aprovados para apresentação oral serão selecionados pela Comissão científica da SBOC para apresentação oral na programação da III Semana Brasileira da Oncologia ou do XXII Congresso de Oncologia Clínica.

- Todos os resumos aprovados para a III Semana serão disponibilizados exclusivamente para pesquisa no site da BJObrazilianjournalofoncology.com.br

- A sessão de pôsteres, bem como a sessão de apresentações orais, será realizada de forma virtual.

I – Temas

Esses serão os temários disponíveis para envio de resumos por inscritos do XXII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica:

  • Oncologia - Cuidados Paliativos, Suporte e Terminalidade
  • Oncologia - Enfermagem em oncologia clínica
  • Oncologia - Farmácia em oncologia clínica
  • Oncologia - Nutrição em oncologia clínica
  • Oncologia - Psico-oncologia
  • Oncologia - Odonto-oncologia
  • Oncologia - Onco-hematologia
  • Oncologia - Pesquisa Clínica em Oncologia
  • Oncologia - Políticas Públicas, Acesso, Farmacoeconomia e Gestão em Saúde
  • Oncologia - Tumores torácicos
  • Oncologia - Tumores de cabeça e pescoço
  • Oncologia - Tumores cutâneos e Sarcomas
  • Oncologia - Tumores de Mama
  • Oncologia - Tumores do Sistema Nervoso Central
  • Oncologia - Tumores Ginecológicos
  • Oncologia - Tumores Neuroendócrinos
  • Oncologia - Tumores TGI Superior (estômago, esôfago, pâncreas, fígado, vias biliares, duodeno)
  • Oncologia - Tumores TGI Inferior (cólon/reto/ânus)
  • Oncologia - Tumores Urológicos - Próstata
  • Oncologia - Tumores Urológicos - Não Próstata
  • Oncologia - Oncogenética
  • Oncologia - Prevenção, rastreamento e diagnóstico

II - Informações importantes

• Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento.

• Não há limite de trabalhos submetidos por inscrição. Não há limite de autores para cada resumo. Insira os autores na ordem desejada.

IMPORTANTE: - O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista de autores!

• O prazo para submissão do resumo será 12/08/2021.

  • O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no dia 21/09/2021.

•  O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisará confirmar o pagamento de sua inscrição até 30/09/2021. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição.

• Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão elaborados virtualmente seguindo a ordem cadastrada de autores.

• Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.

• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso, de acordo com as regras de inscrição.

• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, a Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha;

• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa.

• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.

• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

• A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.

• O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

III - Instruções para preparação de resumos

• Os trabalhos submetidos devem ter conteúdo original e não podem ter sido apresentados no mesmo formato (conteúdo) em outros eventos/congressos.

• O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.

• O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres (não inclui título e autoria/filiação) com espaços, limite de 250 caracteres para o título.

• Tipo do Trabalho: Serão disponibilizados dois tipos para a escolha daquele que melhor representa o trabalho:

  • Trabalho Científico
  • Relato de Caso

• Forma de apresentação:

  • Apresentação Oral
  • Pôster

• O formato de apresentação, apresentação oral ou pôster, será definido a partir da média aritmética das notas recebidas, destinando-se à apresentação oral pesquisas com maior média final. Os relatos de Caso serão apresentados exclusivamente sob a forma de pôsteres.

• O resumo de Trabalho Científico deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão; essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos.

• O resumo de Relato de Caso deverá ser estruturado em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.

• Alguns trabalhos brasileiros enviados para congressos no exterior, se parcialmente modificados, com a inclusão de mais casos são muito bem-vindos na III Semana Brasileira da Oncologia.

• Palavras-chave: Descreva até 03 palavras-chave que definam o seu trabalho.

• A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

• O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.

• Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação das apresentações;

• Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.

• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.

• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes de princípios ativos, escritos em letras minúsculas.

IV - Instruções para submissão de resumos para a III Semana da Oncologia

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

  1. Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo.
  2. Os demais autores que se inscreverem no congresso NÃO deverão reenviar o resumo já inscrito;

2) Acesse a área restrita através do menu [Meu login], fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

3) Clique no menu Inscrições científicas - [Trabalhos].

4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

5) Antes de submeter o resumo, revise detalhadamente, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente ao autor que submeteu o resumo pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar as informações aos coautores;

6) Assinale a modalidade preferencial = pôster eletrônico OU apresentação oral;

7) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique em "Desconectar".

8) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas as informações estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).

9) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato através do menu  “Informações - Fale Conosco” informando o evento e o problema ocorrido.

10) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.

 

V - Instruções aos Trabalhos Aprovados

* Consulte a lista de trabalhos aprovados clicando aqui.

APRESENTAÇÃO ORAL – XXII Congresso de Oncologia Clínica 

- O autor apresentador poderá optar pela apresentação presencial ao vivo no evento, que será gravada para disponibilizar na plataforma posteriormente. A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos. Todos os participantes que comparecerem ao evento presencial necessitarão apresentar com antecedência comprovante de vacinação das duas doses (ou dose única) do imunizante contra Covid-19.

- A Sessão de Apresentação de trabalhos do Congresso SBOC ocorrerá no dia 20 de novembro, em duas sessões exclusivas às 08:30 - 10:00 e às 10:30 - 12:00 - na sala 06.

- Caso o autor apresentador opte pela participação virtual, a apresentação oral será previamente gravada e deverá ser feita, impreterivelmente, em 07 minutos, para ser transmitida durante o evento ao vivo, e no dia da sessão o(a) apresentador(a) deverá se conectar ao vivo para responder aos questionamentos da plateia e debatedores.

- A equipe técnica responsável entrará em contato para agendamento dessa gravação, que será efetuada de forma remota através do aplicativo Zoom.

- Após o evento, a gravação ficará disponível on demand na plataforma do evento para os participantes assistirem.

- O autor apresentador deverá usar o slide padrão do evento para elaborar a apresentação. A apresentação deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos.

- Clique aqui para fazer o download do slide padrão.

- Caso nenhum dos autores grave a apresentação, ela será cancelada e não será emitido certificado.

 

APRESENTAÇÃO ORAL – III SEMANA BRASILEIRA DA ONCOLOGIA


Informações importantes:

1. A equipe técnica responsável entrará em contato para agendamento dessa gravação, que será efetuada de forma remota através do aplicativo Zoom.

2. CONTEÚDO: Inclua na apresentação o mesmo conteúdo do resumo inscrito e avaliado previamente;

3. TEMPO DE APRESENTAÇÃO: os trabalhos deverão ser apresentados em até 7 minutos.

4. Não há exigência quanto ao número de slides, desde que não ultrapasse o tempo de apresentação citado acima. O autor apresentador deverá usar o slide padrão do evento para elaborar a apresentação. A apresentação deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos. Não há exigência quanto ao número de slides, desde que não ultrapasse o tempo de apresentação citado acima.

5. Os slides deverão estar em inglês mas a apresentação poderá ser em português.

6. O uso do slide padrão é recomendado, clique para fazer o Download*.   

7. Os slides devem estar em inglês, mas a apresentação poderá ser feita em português. 

- Caso nenhum dos autores grave a apresentação, ela será cancelada e não será emitido certificado.

 

• ATENÇÃO: os certificados e a gravação das aulas serão disponibilizados apenas para os congressistas que acompanharem o evento ao vivo acessando através de seu e-mail de cadastro na inscrição.

 

 

 

PÔSTER ELETRÔNICO – III SEMANA BRASILEIRA DA ONCOLOGIA

- Você deverá usar o modelo template oficial da III Semana para desenvolver seu pôster eletrônico.

- Somente serão aceitos para apresentação pôsteres que usarem o modelo oficial da III Semana.

 

  • O envio do e-pôster deverá ser feito pelo site do congresso.

  • A opção para envio do E-Pôster ficará disponível na área restrita do autor. 

  • Em virtude do formato de apresentação online, os trabalhos que foram aprovados e que os autores enviaram o PDF pelo site conforme as normas, ficarão apenas em exposição. Não haverá um momento para apresentação durante o evento.​

 

Instruções para configurar seu e-pôster usando o Power Point:

• Baixe o template do congresso de acordo com o tipo de trabalho submetido (Trabalho Científico ou Relato de Caso).  

• Pôsteres aprovados para a III SEMANA DA ONCOLOGIA devem ser elaborados em língua inglesa.

• Crie uma apresentação em Power Point com apenas um único slide.

• Configuração da página: design – tamanho do slide – tamanho do slide personalizado. Largura 33,867cm x Altura 19,05cm. Orientação Paisagem.

• Escolha Salvar Como e na opção “Tipo”, opte por formato PDF.

• Não há exigência quanto ao número de caracteres do resumo, cor do texto ou tamanho e estilo de fonte usada. Podem ser incluídas figuras e gráficos.

• Seu arquivo deve ser relacionado exclusivamente ao seu trabalho. Insira o arquivo do e-pôster no respectivo campo de envio [Enviar e-pôster].

• Clique em Enviar para registrar seu pedido e está pronto. 

• ATENÇÃO – Revise atentamente se o template do PPT está correto, se o arquivo corresponde ao trabalho que irá enviar e se o formato solicitado para envio está correto (PDF). Alterações não são permitidas após concluir o envio.

• O título do E-Pôster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.

• Prazo para envio: de 30/09/2021 a 09/11/2021 – exclusivamente pelo site do congresso em que o trabalho está inscrito. O sistema ficará aberto até as 23:59 - Horário de Brasília.

• A entrega em prazo hábil e em formato adequado é de responsabilidade do autor que submeteu o resumo previamente pelo site (autor ou coautor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.

• Em caso de dúvidas, contate pelo Fale Conosco.

 

 

VI - Publicação

Todos os trabalhos aprovados serão publicados na revista Brazilian Journal of Oncology em formato eletrônico e o suplemento será disponibilizado no site do congresso aqui.

VII - Certificados

Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
  • O segundo certificado emitido constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do menu  “Informações - Fale Conosco” no site do congresso.
  • ATENÇÃO: os certificados e a gravação das aulas serão disponibilizados apenas para os congressistas que acompanharem o evento ao vivo acessando através de seu e-mail de cadastro na inscrição.