Trabalhos
I - Instruções para submissão de resumos
Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:
1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;
- O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.
2) Acesse a área restrita através do menu [Meu login], fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.
3) Clique no menu Inscrições científicas - [Trabalhos].
4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.
5) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.
* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;
6) Assinale a forma de apresentação preferencial = Apresentação Oral OU Vídeo Livre OU Pôster Eletrônico OU TCC – Centro de Treinamento;
7) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar".
8) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).
9) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo Fale Conosco informando o evento e o problema ocorrido.
10) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.
II - Temas
» Cirurgia
» Endoscopia
» Gastroenterologia
» TCC de CENTRO DE TREINAMENTO – SOBED
III - Informações importantes
• O resumo deve ser enviado em português, ou inglês ou espanhol. Porém, qualquer que seja a língua escolhida é fundamental que esteja gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa.
Obs: Os trabalhos da modalidade “TCC de CENTRO DE TREINAMENTO” devem ser submetidos apenas em português e o primeiro autor do trabalho deve estar vinculado a uma das instituições homologadas pela SOBED. Ver lista: https://www.sobed.org.br/sobed-especializacao/centro-de-ensino-e-treinamento/
• O prazo para submissão dos resumos é: 08/09/2021.
• Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento.
• Não há limite de trabalhos por autor. Não há limite de autores por trabalho. Insira os autores na ordem desejada;
• O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 13/10/2021.
• O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 20/10/2021. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição.
• Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.
• Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.
• Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.
• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.
• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, à Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha;
• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.
• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa;
• O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.
• A Comissão Organizadora e a Comissão de Temas Livres do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres físicos ou digitais, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.
IV - Instruções para preparação de resumos
• O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado – no máximo 250 caracteres.
• O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres (não inclui título e autoria/filiação) com espaços e pontuação.
• Tipo do Trabalho: Serão disponibilizados dois tipos para a escolha daquele que melhor representa o trabalho:
- Trabalho Científico
- Relato de Caso
- TCC – Centro de Treinamento (SOBED)
• Forma de apresentação:
- Apresentação Oral
- Vídeo Livre
- Pôster eletrônico
- TCC – Centro de Treinamento (SOBED)
• O resumo de Trabalho Científico deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão; essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos.
• O resumo de Relato de Caso deverá ser estruturado em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.
• A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.
• O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.
• Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação das apresentações;
• As instruções também se aplicam para os trabalhos enviados para a modalidade pôster.
• Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.
• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.
• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.
V - Instruções para envio de Trabalhos - Modalidade Vídeo
Para forma de apresentação vídeo, deverá ser selecionada a respectiva modalidade e feita a submissão de um resumo (em formato de texto) do mesmo. O vídeo deverá ser anexado no campo disponível durante a submissão do trabalho.
IMPORTANTE: O vídeo não pode exceder 7 minutos em sua duração total.
1. Só serão avaliados os vídeos corretamente carregados no site do congresso.
2. O filme pode conter áudio, mas disponibilidade de execução será avaliada apenas no dia das apresentações.
3. O filme deve ser editado na velocidade padrão. Sem aceleração ou câmera lenta.
4. O filme deve ser formatado em qualquer um dos três formatos a seguir: MP4, MOV, WMV, AVI e FLV.
5. O filme não pode conter viés comerciais evidentes e abusivos.
6. O filme deverá conter apenas as informações do caso, não serão permitidas informações que identifiquem os pacientes, médicos ou quaisquer informações que possam identificar o local dos vídeos ou os pacientes.
7. O tamanho do arquivo do filme não deve exceder 200MB; arquivos maiores não serão carregados no site, portanto não serão avaliados pela comissão de vídeos.
8. Os filmes cirúrgicos devidamente carregados em nosso site serão avaliados quanto ao seu conteúdo educacional e qualidade áudio/visual do filme.
VI - Instruções para trabalhos aprovados
Apresentação Oral e Vídeos - APRESENTAÇÃO ASSÍNCRONA
Informações importantes:
- Prazo de envio: 20/10/2021 a 16/11/2021.
- Os trabalhos deverão ser enviados eletronicamente.
- Os trabalhos aprovados ficarão em exposição no site do congresso, sem apresentação.
- A emissão do certificado da apresentação é condicionada ao envio da apresentação e participação no evento.
1. Acesse sua área restrita através do menu [MEU LOGIN].
2. Vá até o menu [Inscrições Científicas >> Trabalhos].
Instruções para preparação de vídeos
1. A gravação da apresentação do vídeo será de responsabilidade do autor.
2. Para a gravação você poderá utilizar a plataforma Zoom, LOOM ou Power point Office 365 (apenas nessa versão é possível).
3. Atenção: Clique aqui e confira o arquivo em PDF com todas as instruções e detalhamento para que possa gravar o seu vídeo. É simples, porém deve-se atentar à alguns detalhes.
4. CONTEÚDO: Inclua na apresentação o mesmo conteúdo do resumo inscrito e avaliado previamente;
5. TEMPO DE APRESENTAÇÃO: máximo de 5min (vídeos com tempos excedidos serão desconsiderados);
6. Não há exigência quanto ao número de slides, desde que não ultrapasse o tempo de apresentação citado acima.
7. Você deverá gravar sua tela e ao mesmo tempo aparecer a sua imagem/áudio apresentando o trabalho.
• O uso do slide padrão é opcional, clique para fazer o Download*.
• O autor ou coautor, que submeteu previamente o resumo através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
• Seu arquivo deve ser relacionado ao seu trabalho aprovado [ENVIAR VÍDEO].. Insira o arquivo no respectivo campo de envio e siga os passos na tela. Após o envio, o status do seu trabalho será atualizado de Re-submissão para Re-enviado.
• ATENÇÃO – Revise atentamente se o arquivo está correto, se corresponde ao trabalho que irá enviar e se o formato solicitado para envio está correto. Alterações não são permitidas após concluir o envio.
• Prazo para envio: de 20/10/2021 a 16/11/2021 – exclusivamente pelo site do congresso em que o trabalho está inscrito. O sistema ficará aberto até as 23:59 - Horário de Brasília.
PÔSTER ELETRÔNICO (E–Poster) - Orientações e Normas para envio
Informações importantes:
- Prazo de envio: 20/10/2021 a 16/11/2021.
-
O envio do e-pôster deverá ser feito pelo site do congresso.
- A opção para envio do E-Pôster ficará disponível na área restrita do autor
1. Acesse sua área restrita através do menu [MEU LOGIN].
2. Vá até o menu [Inscrições Científicas >> Trabalhos].
- Em virtude do formato de apresentação online, os trabalhos que foram aprovados e que os autores enviaram o PDF pelo site conforme as normas, ficarão apenas em exposição. Não haverá um momento para apresentação durante o evento.
Instruções para configurar seu trabalho usando o Power Point:
• Baixe o template do congresso de acordo com o tipo de trabalho submetido (Trabalho Científico ou Relato de Caso).
• Crie uma apresentação em Power Point com apenas um único slide.
• Configuração da página: design – tamanho do slide – tamanho do slide personalizado. Largura 33,867cm x Altura 19,05cm. Orientação Paisagem.
• Escolha Salvar Como e na opção “Tipo”, opte por formato PDF.
• Não há exigência quanto ao número de caracteres, cores ou fontes. Podem ser incluídas figuras e gráficos
• O título do E-Pôster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.
• Seu arquivo deve ser relacionado ao seu trabalho aprovado [ENVIAR E-PÔSTER]. Insira o arquivo no respectivo campo de envio e siga os passos na tela. Após o envio, o status do seu trabalho será atualizado de Re-submissão para Re-enviado.
• ATENÇÃO – Revise atentamente se o template e informações do trabalho estão corretos, se o arquivo corresponde ao trabalho que irá enviar e se o formato solicitado para envio está correto (PDF). Alterações não serão permitidas após concluir o envio.
• Prazo para envio: de 20/10/2021 a 16/11/2021 – exclusivamente pelo site do congresso em que o trabalho está inscrito. O sistema ficará aberto até as 23:59 - Horário de Brasília.
• O autor ou coautor, que submeteu previamente o resumo através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
• Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento e exposição do trabalho).
• ATENÇÃO: os certificados e a gravação das aulas serão disponibilizados apenas para os congressistas que acompanharem o evento ao vivo acessando através de seu e-mail de cadastro na inscrição.
* Consulte a lista de trabalhos aprovados clicando aqui.
• Em caso de dúvidas, contate pelo Fale Conosco.
CENTRO DE TREINAMENTO - SOBED
- As apresentações serão realizadas em dia e horário específicos determinados pela Comissão Organizadora e não é possível solicitar a alteração da data de participação.
- Datas das sessões: entre os dias 16, 17 e 18 de novembro.
- Horário das sessões: 19h as 22h.
- Uma semana antes do evento, o autor receberá por e-mail as instruções de acesso para apresentar ao vivo a atividade, através do Link do Zoom específico.
- TEMPO DE APRESENTAÇÃO: 10 minutos e 10 minutos para perguntas.
- O autor apresentador deverá usar o slide padrão do evento para elaborar a apresentação. A apresentação deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos. Clique para fazer o Download* do slide padrão.
- Confira aqui o cronograma e a ordem das apresentações.
Informações importantes:
- Conecte-se através de um computador ou notebook com capacidade de captar som e imagem conectado a luz para evitar descarregamento;
- Utilize fones de ouvido com microfone para melhor qualidade do áudio;
- Conexão com a internet ideal deve ter no mínimo 10 (dez) Mbps de upload e 10 (dez) Mbps de download;
- Esteja em local silencioso, sem ruídos externos e com iluminação frontal a seu rosto, evitando fundos que sejam muito claros;
- Favor manter seu celular em modo silencioso durante a participação ao vivo.
- A apresentação será ao vivo e deverá ser feita em até 10 minutos.
ATENÇÃO: os certificados e a gravação das aulas serão disponibilizados apenas para os congressistas que acompanharem o evento ao vivo acessando através de seu e-mail de cadastro na inscrição.
VII - Publicação
Todos os trabalhos aprovados serão publicados no site do Congresso. Faça o download aqui do PDF dos resumos.
VIII - Premiação
1º lugar – 101949 - REHEPATECTOMIA PARA RECORRÊNCIA DE METÁSTASES HEPÁTICAS DE CÂNCER COLORRETAL: ANÁLISE COMPARATIVA DOS RESULTADOS PRECOCES E TARDIOS
Paulo Figueiredo Costa, Fabricio Ferreira Coelho, Vagner Birk Jeismann, Jaime Arthur Pirola Kruger, Gilton Marques Fonseca, Sérgio Carlos Nahas, Paulo Herman,
Instituição: Divisão de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Departamento de Gastroenterologia, Hospital das Clínicas (HCFMUSP), Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo
2º lugar – 1104421 - A QUIMIOTERAPIA PRÉ-OPERATÓRIA É MELHOR ESTRATÉGIA DO QUE A CIRURGIA DE PRINCÍPIO NO CÂNCER GÁSTRICO CT4
Andre Roncon Dias, Marina Alessandra Pereira, Marcus Fernando Kodama Pertille Ramos, Erica Sakamoto, Danilo Mardegam Razente, Rodrigo José de Oliveira, Ulysses Ribeiro Jr.,Bruno Zilberstein, Sergio Carlos Nahas
Instituição: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas HCFMUSP, Faculdade de Medicina da USP
3º lugar 1104292 - EFEITOS DA TERAPIA BIOLÓGICA COM INFLIXIMAB NO CONTEÚDO TECIDUAL DE COLÁGENO EM SEGMENTOS DO CÓLON E RETO COM E SEM DE TRÂNSITO INTESTINAL
Antonio Jose Tiburcio Alves Junior, Bruna Zini de Paula Freitas, Danilo Toshio Kanno, Roberta Lais de Santos Mendonça, Fabio Guilherme Campos, Carlos Augusto Real Martinez
Instituição: Unicamp - CAMPINAS - São Paulo
1º lugar - 1104338 - Prótese metálica com ou sem aposição de lumens para drenagem ecoguiada de coleções fluidas pancreáticas: ensaio clínico randomizado
Marcos Eduardo Lera Dos Santos, Igor Mendonça Proença, Sergio Eiji Matuguma, Spencer Cheng, João Remi De Freitas Junior, Igor Braga Ribeiro, Diogo Turiani Hourneaux De Moura, Eduardo Guimarães Hourneaux De Moura.
Instituição: HCFMUSP - SÃO PAULO - São Paulo - Brasil
2º lugar - 1104305 - RASTREAMENTO ORGANIZADO DE CÂNCER COLORRETAL ATRAVÉS DO TESTE IMUNOQUÍMICO FECAL PARA OS COLABORADORES DO COMPLEXO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: RESULTADOS PRELIMINARES
Adriana Vaz Safatle-Ribeiro, Ulysses Ribeiro Junior Fábio Luis Recioli, Marcio Roberto Facanali Junior, Isabella Nicácio de Freitas, Fabio Kawaguti, Afonso Henrique Silva Sousa Junior, Antônio dos Santos Barboza, Elizabeth de Faria, Antônio José Rodrigues Pereira, Vera Lucia Pagliusi Castilho, Elenice Messias Nascimento Gonçalves, José Eluf Neto, Sérgio Carlos Nahas.
Instituição: HCFMUSP - SÃO PAULO - São Paulo - Brasil
3º lugar – 102016 - PARACOCCIDIOIDOMICOSE INTESTINAL: RELATO DE CASO
Monique Raquel Barbosa de Queiroz Fonseca, Lara Tagliari Koyanagi, Alexandre Tellian, Gustavo Pignatari Rosas Mamprin, Thomaz Tomo Sujdik, Nicoli Papiani Gosmano, Décio Luiz da Silva Mazzini, Ciro Carneiro Medeiros, Danielle Gatti Tenis
Instituição: Hospital Universitário São Francisco - Bragança Paulista - São Paulo – Brasil
1 º lugar – 101891 - LITÍASE INTRA-HEPÁTICA COM ANATOMIA ALTERADA - UM TRATAMENTO ALTERNATIVO.
Julia Mayumi Gregorio, Bruno Costa, Edson Ide, Sergio Eiji Matuguma, Fellipe Cicuto Ferreira, Lucas Zouain Figueiredo, Lucas Giovinazzo Castanho Barros, Leonardo de Souza Fonseca, Ana Paula Samy Tanaka Kotinda, Carlos Kiyoshi Furuya Junior, Ricardo Vitor Cohen, Paulo Sakai
Instituição: HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ - SÃO PAULO - São Paulo - Brasil
2 º lugar – 1104323 - OPÇÕES TERAPÊUTICAS NO MANEJO ENDOSCÓPICO DA PANCREATITE CRÔNICA
Bruno Salomão Hirsch, Renato Baracat, Sergio Eiji Matuguma, Igor Mendonça Proença, Pedro Victor Aniz Gomes de Oliveira, Mateus Bond Boghossian, Erika Yuki Yvamoto, Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura.
Instituição: Serviço de Endoscopia Gastrointestinal, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
3º lugar – 102446 - TRANSORAL INCISIONLESS FUNDOPLICATION (TIF) EM PACIENTE COM DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁFICO APÓS POEM
Victor Lira de Oliveira, Antônio Afonso de Miranda Neto, Mateus Pereira Funari, Diogo Turiani Hourneaux de Moura, Mateus Bond Boghossian, Erika Yuki Yvamoto, Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura
Instituição: HC-FMUSP - São Paulo
IX - Certificados
Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.
Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.
- Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
- O segundo certificado emitido constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador.
- Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
- Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do “Fale Conosco” do site do congresso.
- ATENÇÃO: os certificados e a gravação das aulas serão disponibilizados apenas para os congressistas que acompanharem o evento ao vivo acessando através de seu e-mail de cadastro na inscrição.