XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Dados do Trabalho


Título

ONCOCITOMA E TUMOR DE ESTROMA NO INTESTINO DELGADO: RELATO DE CASO

Apresentação do caso

J.M.D.S, sexo masculino, 67 anos, investigando quadro de dor abdominal inespecífica, associada a hiporexia, náusea e perda ponderal realizou tomografia de abdome que evidenciou presença de lesão tumoral em polo superior do rim esquerdo e lesão tumoral em intestino delgado sugestivo de tumor estromal gastrointestinal (GIST). O paciente foi submetido pelas equipes de urologia e cirurgia oncológica a ressecção combinada de nefrectomia parcial esquerda e enterectomia com anastomose primária laterolateral e apendicectomia de oportunidade. O resultado anatomopatológico apresentou oncocitoma renal e GIST.

Discussão

Ambos os tumores são considerados raros. O GIST é definido como neoplasia mesenquimal que pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal, por outro lado, o oncocitoma é tumor benigno de origem tubular renal geralmente encontrado acidentalmente em imagem radiográfica e não existem muitos relatos de concomitância entre os dois. O GIST quando expresso por pequenos tumores e com taxas mitóticas baixas possuem bom prognóstico, entretanto a ruptura da cápsula do tumor é considerada um fator de prognóstico ruim, assim como quando esse tumor apresenta mais que 5 cm e alta taxa de mitose, apresentando risco elevado para evoluir com metástases, principalmente para fígado e peritônio.

Comentários Finais

No caso relatado a neoplasia mesenquimal do intestino delgado apresentava tamanho de 5cm, sendo 5 mitoses em 50 campos de grande aumento e não possuía relato de rompimento da cápsula, logo não foi indicado para tratamento de adjuvancia, o mesmo segue em acompanhamento trimestral conjunto entre a oncologia clínica e a cirurgia oncológica.

Palavras-chave

Oncocitoma, tumor gastrointestinal, tumor estromal, cirurgia geral.

Área

Outros e Miscelânia

Autores

JOAO FELIPE DA SILVA LOPES, TIAGO CYPRIANO DUTRA, EDSON BARROS DUARTE, ALVARO ALEXANDRE TORRES GARIOLI, SINARA FIGUEIREDO SILVA