XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Dados do Trabalho


Título

Tumor renal invadindo duodeno, com melena como apresentação inicial

Apresentação do caso

Apresentamos um caso de paciente de 65 anos, hipertensa, ex tabagista , em investigação de quadro de melena e emagrecimento de 15kg em 8 meses.
Submetida a endoscopia digestiva alta eletiva, que evidenciou e abaulamento duodenal e sinais de sangramentos recentes.
Biopsia desse abaulamento duodenal : Neoplasia maligna ulcerada compatível com adenocarcinoma pouco diferenciado de histogênese não determinada. A principio levantada hipotese diagnostica de tumor de cabeça de pâncreas .
Em exame laboratorial apresentou hemoglobina de 6,9 o que ocasionou a internação de urgência e realização transfusão sanguínea.
Após estabilização clinica, paciente foi submetida a exames de imagem .
TC abdome evidenciou grande massa em topografia renal a direita com invasão de duodeno.
Paciente então submetida a nefrectomia direita associada a duodenopancreatectomia e colectomia direita em monobloco.
Anatomo Patologico confirmou Carcinoma de células claras com transformação sarcomatoide estadiamento pT4N0M0, com cirurgia R0.
Paciente apresentou boa recuperação cirúrgica sendo encaminhada para tratamento oncológico.

Discussão

A dupla " perda ponderal e melena" é sempre um conjunto de sintomas que deve levantar a suspeita de neoplasia.
Na imensa maioria dos casos, quando confirmado câncer, o sitio primário costuma ser do trato gasto intestinal.
A sequencia de investigação propedêutica não muda da rotina de propedêutica de outras hemorragias digestivas, sendo iniciada por EDA, devido a chance alta de patologias benignas como sangramento por varizes esofágicas ou ulceras pépticas.
Apesar disso, na duvida diagnóstica, exames de imagem se tornam essenciais e por vezes conseguimos identificar doenças de sítios menos comuns.
No caso do tumor renal a extensão da lesão não impossibilita a ressecção completa da lesão, tendo o paciente performance status para tal. Contudo, as cirurgias se tornam mais complexas, e a atuação do cirurgião oncológico se torna imprescindível , para garantir uma cirurgia realmente curativa.

Comentários Finais

Sangramentos do trato digestivo podem ser causados por diversas doenças. No caso de neoplasias malignas, normalmente estão mais associadas a tumores do trato gastro intestinal, mas o cirurgião oncológico deve sempre estar atendo a possibilidade de causas mais incomuns de sangramento
Tumores renais extensos devem ser avaliados em equipe multidisciplinar , e a presença de cirurgião oncológico pode garantir a cirurgia com intenção curativa

Palavras-chave

Rim
duodenopancreatectomia
cirurgia extensa
sangramento intestinal

Área

Uro – Oncologia

Autores

JAIRO CERQUEIRA DE ALMEIDA TEIXEIRA, GUSTAVO GUERRA JACOB, HENRIQUE CAMILO MARTINS DA COSTA, HUMBERTO EUSTAQUIO FIGUEIREDO JUNIOR