XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Dados do Trabalho


Título

TUMOR DE CABEÇA DE PÂNCREAS: RELATO DE CASO

Apresentação do caso

Introdução: o câncer é uma doença de causas múltiplas que tem aumentado mundialmente, sendo o câncer de pâncreas a neoplasia mais letal do trato gastrointestinal, com fatores de riscos relacionados tanto a fatores ambientais quanto hereditários. A maioria das neoplasias pancreáticas são adenocarcinomas, sendo que cerca de 60% acometem a cabeça do pâncreas.

Discussão

Objetivo: apresentar um caso de neoplasia da cabeça de pâncreas e seu seguimento, correlacionando com as bibliografias disponíveis. Descrição do caso: A.G, 58 anos, sexo feminino, é admita em serviço hospitalar para investigação de tumor de cabeça de pâncreas em 06 de junho de 2021. Os sintomas se iniciaram com epigastralgia súbita associada a perda ponderal, síndrome colestática, adinamia, astenia e dor em hipocôndrio direito, visualizando-se posteriormente massa em cabeça do pâncreas na tomografia computadorizada. No primeiro dia de internação paciente apresentou náuseas e colúria. Foram realizados exames laboratoriais e de imagem, este que mostrou lesão na cabeça e no processo uncinado do pâncreas sugestiva de neoplásia primária, dilatação do ducto pancreático principal, além de um cisto no rim esquerdo. Discutido com equipe médica sobre proposta cirúrgica, sendo realizado, no dia 21 de junho de 2021, gastroduodenopancreatectomia com reconstrução em Y de Roux + linfadenectomia retroperitoneal + colecistectomia + jejunostomia, obtendo alta hospitalar no 10° dia do pós-operatório.

Comentários Finais

a neoplasia de cabeça de pâncreas é muito letal e seu diagnóstico precoce é dificultado devido sintomas inespecíficos em estágios iniciais da doença. A tomografia de abdome é muito importante na investigação dos pacientes uma vez que não apenas auxilia no diagnóstico, mas também possibilita o estadiamento. O tratamento-padrão consiste em ressecção cirúrgica para tumores que são ressecáveis, sendo este a chance de obter a cura.

Palavras-chave

adenocarcinoma do pâncreas; gastroduodenopancreatectomia; neoplasias pancreáticas.

Área

Tumores hepatobiliopancreáticos

Autores

THIAGO GIURIATO, VALENTINA TELLES, VICTORIA CARRERA, CARLOS ALEXANDRE MENEGHELLI, LUISA THÔM