XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Dados do Trabalho


Título

Tumor de Frantz: Um Relato de Caso.

Apresentação do caso

F.C.G.C, sexo masculino, 18 anos, encaminhado ao ambulatório especializado por queixa de dor em andar superior do abdome e plenitude pós prandial há cerca de 1 ano, e exame físico dentro da normalidade. Durante a investigação, foi constatada a presença de imagem sólida, arredondada e heterogênea, em cabeça do pâncreas, à USG de abdome, sendo confirmada lesão expansiva, bem delimitada, de 7 x 6,3 cm, mantendo contato com veia mesentérica superior e comprimindo veia cava inferior, sugestiva de neoplasia à TC de abdome, com realce por contraste. Foi submetido ao tratamento cirúrgico, sendo realizada uma gastroduodenopancratectomia com derivação biliodigestiva, além de linfadenectomia retroperitoneal, na qual não foram encontrados sinais de carcinomatose ou de implantes secundários. Ao exame histopatológico, foi evidenciada neoplasia de células redondas, com Imunohistoquímica confirmando Tumor de Frantz.

Discussão

O Tumor de Frantz é considerado um Tumor Sólido Pseudo Papilar de Pâncreas (TSPPP) que acomete mais comumente mulheres jovens por volta da 2ª a 3ª década de vida na proporção de 9:1. Acredita-se que, por consequência do maior conhecimento atual da doença, sua prevalência vem aumentando, apesar disso, ainda é considerada uma doença rara que corresponde a 0,2-2,7% das neoplasias pancreáticas.
De um modo geral, o TSPPP manifesta-se por sintomas inespecíficos ou até de forma assintomática sendo considerado um tumor de caráter benigno, com baixo potencial metastático e de invasão local, evoluindo apenas com compressão e desvio de estruturas adjacentes. Em razão disso, seu tratamento é baseado apenas na excisão cirúrgica completa da lesão conforme sua localização e extensão, garantindo, na maioria das vezes, um prognóstico bastante favorável com sobrevida média em torno de 90-95% em 5 anos.

Comentários Finais

Assim, conclui-se que o tumor de Frantz, apesar de ser muito mais frequente em mulheres, também deve ser lembrado em pacientes do sexo masculino como no caso relatado. E, seu tratamento deve envolver, um bom tratamento cirúrgico com ressecção completa para uma melhor perspectiva de cura da doença.

Palavras-chave

tumor de Frantz; câncer de pâncreas; TSPPP

Área

Tumores hepatobiliopancreáticos

Autores

RENATA BEATRIZ BESSA TEIXEIRA, LAURA CRISTINA COSTA SILVA, CITARA TRINDADE QUEIROZ, VITORIA RIBEIRO DANTAS MARINHO, LUANA ARAGÃO COSTA CASTRO FELCE, FERNANDA DANTAS PINTO PAIVA, DANIELA TEIXEIRA JALES, BEATRIZ ANDRADE BRANDAO, FRANCIMAR KETSIA SERRA ARAÚJO, GEORGE ALEXANDRE LIRA