XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Dados do Trabalho


Título

Malacoplaquia, diagnóstico diferencial de câncer vesical: relato de caso.

Apresentação do caso

Paciente feminina, 52 anos, com história de timoma tipo AB, operada em 2016 com margens comprometidas. Comparece ao ambulatório de urologia por Infecção do trato urinário de repetição, sem remissão completa com antibioticoterapia. Apresentava hematúria associada, ardor ao urinar, com sensação de esvaziamento incompleto. Ultrassonografia de vias urinárias mostrou área nodular ecogênica na parede vesical. Realizada ressecção transuretral de bexiga, anatomopatológico evidenciou cistite infecciosa, com múltiplas lesões em bexiga. O caso passou pelo infectologista, o qual orientou repetir cistoscopia colhendo material para estudo. Paciente reabordada, com biópsia evidenciando diagnóstico de Malacoplaquia.

Discussão

A malacoplaquia é uma doença granulomatosa rara, benigna, mais comum na região do trato geniturinário (70%). Caracterizada por agregado de histiócitos com coloração de Schiff com ácido periódico (PAS) positivos, contendo corpos de Michaelis-Gutmann. Essas estruturas podem resultar da digestão intracelular incompleta de bactérias engolfadas por macrófagos. A princípio, o tratamento com antibioticoterapia é suficiente, todavia, alguns pacientes apresentam maior gravidade, necessitando de abordagem cirúrgica.

Comentários Finais

Portanto, é válido ressaltar a importância de diagnóstico e abordagem precoce, visto que aqueles pacientes que possuem resposta ineficaz da antibioticoterapia, só se beneficiam da ressecção da bexiga, antes de progredir para um curso de maior gravidade, ou mesmo a óbito.

Palavras-chave

Área

Uro – Oncologia

Autores

CÍTARA TRINDADE QUEIROZ, VITÓRIA DUARTE ARAÚJO MEIRELLES, TIAGO OLIVEIRA HERCULANO, LUIZA BEATRIZ MEDEIROS ARAÚJO, ÀLEX ESPINALT DAVI FREITAS LIMA, FRANCIMAR KETSIA SERRA ARAÚJO, JOSÉ TOVENIS FERNANDES JUNIOR, GUSTAVO LOPES TORRES SANTOS, CARLOS EDUARDO PAIVA CHAVES