XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Dados do Trabalho


Título

Impacto da ressecção do eixo mesentérico-portal em duodenopancreatectomia: uma revisão sistemática e metanálise dos resultados de curto e longo prazo no câncer de pâncreas.

Introdução

A pancreatoduodenectomia com ressecção venosa (VRPD) pode ser realizada em pacientes selecionados com câncer de pâncreas. No entanto, os principais riscos e benefícios relacionados à VRPD permanecem controversos.

Objetivo

Esta revisão teve como objetivo avaliar os riscos e benefícios de sobrevivência que o VRPD pode agregar quando comparado com a pancreatoduodenectomia (DP) padrão.

Método

Foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise de estudos comparando VRPD e PD.

Resultados

VRPD foi associado a um maior risco de mortalidade pós-operatória (RD: -0,01; IC 95% -0,02 a -0,00) e complicações (RD: -0,05; IC 95% -0,09 a -0,01) do que PD. O tempo de internação não foi diferente entre os grupos (MD: -0,65; IC 95% -2,11 a 0,81). No VRPD, o tempo de operação foi 69 minutos maior em média (MD: -69,09; IC 95% -88,4 a -49,78), com uma maior taxa de perda de sangue (MD: -314,04; IC 95% -423,86 a -195,22) . Na avaliação da sobrevida global, a razão de risco para mortalidade durante o seguimento no grupo de VRPD foi maior em comparação com o grupo PD (HR: 1,13; IC 95% 1,03 a 1,23).

Conclusão

VRPD está associada a um maior risco de complicações e mortalidade em curto prazo e a uma menor probabilidade de sobrevivência do que a DP. Conhecer os riscos e benefícios potenciais da cirurgia pode ajudar os cirurgiões a preparar e tratar adequadamente os pacientes com câncer de pâncreas com invasão venosa. A decisão pela cirurgia com ressecção venosa maior deve ser compartilhada com os pacientes após serem informados dos riscos e do prognóstico.

Palavras-chave

pâncreas, pancreático, neoplasia, câncer, tumor, adenocarcinoma, pancreatoduodenectomia, duodenopancreatectomia e veia mesentérica.

Área

Tumores hepatobiliopancreáticos

Autores

JOAO EMILIO LEMOS PINHEIRO FILHO, FERNANDA CAVALCANTI CABRAL HONORIO, FRANCISCO TUSTUMI, ANDRE RONCON DIAS, FELIPE EMANUEL FUHRO, ALEXANDRE CRUZ HENRIQUES, STEFANIE BUUCK MARQUES, ESAU BARROS FUHRINI, JAQUES WAISBERG