XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Dados do Trabalho


Título

Comprometimento linfonodal regional hepático e de tronco celíaco nas metástases hepáticas de câncer colo-retal – Analise de sobrevida após primeira hepatectomia

Introdução

O papel da cirurgia em pacientes portadores de metástases hepáticas de câncer colo-retal (MHCCR) com envolvimento de linfonodal permanece não completamente esclarecido.

Objetivo

Adotando a nomenclatura japonesa dos linfonodos abdominais e a definição de drenagem ganglionar regional da UICC (TNM), relatamos os resultados cirúrgicos e de sobrevida de uma coorte retrospectiva de pacientes submetidos à hepatectomia com linfadenectomia regional hepática (grupos 5,8 e 12) e de tronco celiaco (grupos 7 e 9) concomitantes para tratamento das MHCCR.

Método

Todos os casos de hepatectomia para MHCCR de marco de 2008 a marco 2018 foram identificados usando o banco de dados prospectivo, os laudos da patologia foram utilizados para identificar linfadenectomia concomitante, bem como a extensão da doença e procedimento cirúrgico realizado.

Resultados

Entre 228 registros de hepatectomias para MHCCR, 44 casos (19,2%) foi registrado linfadenectomia regional completa e de tronco celíaco concomitantes a primeira hepatectomia R0. O número médio de linfonodos removidos foi de 4,2 (1 a 14) e a mortalidade em 30 dias foi de 4,5%. Dezoito casos (40,9%) apresentaram linfonodos positivos, sendo 12 casos (66,6%) apenas regional e 6 casos (33,3%) regional e tronco celíaco comprometidos. A sobrevida global em 5 anos para linfonodos positivos vs negativos foi de 11,1% vs 26,9% (p<0,001), sendo a sobrevida em 5 anos para linfonodos regionais vs tronco celiaco comprometidos de 16,6%% vs 0% (p <0,001), e para linfonodos regionais vs negativo de 16,6%% vs 26,9% (p=0,012).

Conclusão

Pacientes com MHCCR ressecadas com acometimento linfonodal regional apresentam sobrevida inferior quando comparados a pacientes com linfonodos negativos, tendo o comprometimento de tronco celíaco um potencial contra-indicador de tratamento cirúrgico.

Palavras-chave

Área

Tumores hepatobiliopancreáticos

Autores

LUIS CESAR BREDT, ADEMAR LUIS DANTAS, ANDRE PEREIRA WESTPHALEN