XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Dados do Trabalho


Título

Tumor benigno de partes moles: hidroadenoma em região dorsal

Apresentação do caso

KSRT, 26 anos, sexo feminino, procedente de Natal/RN, ao exame físico apresentando lesão nodular, sobrelevada, característica solido-cística, indolor em região dorsal, interescapular, medindo 3x2cm. Em ultrassonografia foi constatada a presença de imagem cística complexa hipervascularizada, em relevo, com aspecto ecográfico inespecífico. Programada cirurgia para biópsia excisional, peça medindo 5,0x4,0x3,3cm em análise histopatológica, com margens livres. Perfil imuno-histoquímico com achados patológicos que diagnosticam Hidroadenoma, citoqueratina (HMW) positiva. Lesão benigna, seguimento em 30 dias sem alteração sugestiva de nota.

Discussão

Hidroadenoma é uma neoplasia, benigna, rara, que mais comumente acomete vulva, existem relatos de lesão documentada em axila, mama, região perianal e inguinal. Neoplasia de linhagem apócrina, se apresenta como um nódulo dérmico ou subcutâneo, solitário, móvel, e bem delimitado, com maior incidência em mulheres de meia idade. Formas raras chamadas hidradenoma papilífero ectópico foram descritas em áreas contendo glândulas apócrinas modificadas, como pescoço e seios femininos e masculinos, bem como no ouvido externo e na pálpebra. Não é encontrado na literatura, descrição de casos de hidroadenoma em dorso.

Comentários Finais

O caso descrito relata uma lesão de importância acadêmica pela rara incidência em dorso, sendo mais comumente encontrada e descrita em outras regiões. Trata-se de uma lesão de características benignas com pouco potencial de malignização. Tem como tratamento a ressecção ampla com margens livres, evitando aumento e possível transformação maligna.

Palavras-chave

Hidroadenoma, tumor de partes moles, tumor benigno

Área

Oncologia Cutânea

Autores

ISAAC BRAULLIO MAIA DELFINO DE OLIVEIRA, GUSTAVO TORRES LOPES SANTOS, GABRIELA BENETTI DE GRANDE SANTOS, ANDERSON NEVES DA CRUZ, HELOÍSA LOPES DE SOUZA RIBEIRO, LAURA CRISTINA COSTA E SILVA, LARISSA CAMARA NASCIMENTO DE MELO, BEATRIZ ANDRADE BRANDÃO, GABRIELA MARTINS SILVA, JOSÉ TÓVENIS FERNANDES JÚNIOR