XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Dados do Trabalho


Título

CÂNCER DE MAMA MULTICÊNTRICO - RELATO DE CASO

Apresentação do caso

Paciente feminina, 51 anos, procurou o serviço de ginecologia para avaliar indicação de terapia de reposição hormonal por sintomas do climatério. Para tanto, a paciente foi submetida a exames laboratoriais e exames de imagem. A mamografia solicitada pela ginecologista apresentou lesão multifocal (02 lesões) na mama direita. Nesse sentido, a paciente foi encaminhada para biópsia, onde foi confirmado carcinoma ductal tipo não especial da mama, invasivo, de grau 1. Devido as características moleculares, foi realizado tratamento de quimioterapia neoadjuvante, porém antes foi realizado a marcação da lesão com clipamento. Após neoadjuvância, as lesões não apareciam mais nos exames, ou seja, apresentaram resposta clínica completa. Orientado pelos clipes, foi realizada a quadrantectomia e biópsia do linfonodo sentinela. Foi confirmando no exame anatomopatológico que houve resposta completa da lesão.

Discussão

Sabe-se que o câncer de mama é a neoplasia que mais acomete mulheres em todo o mundo, sendo a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento. O carcinoma de mama multifocal possui uma alta morbimortalidade, por conta disso, a escolha da estratégia terapêutica é extremamente importante. Esse tipo de câncer de mama possui contraindicação relativa para o tratamento conservador, e em geral, é optado pela cirurgia do tipo mastectomia radical. Entretanto, estudos apontam que a taxa de recidiva local e sobrevida global nos dois tipos de tratamento são semelhantes, e a escolha do tratamento conservador vem sendo uma opção efetiva. Em contrapartida, a utilização da mastectomia vem diminuindo devido aos danos estéticos e traumas psicológicos causados às pacientes. A viabilidade do uso de outro procedimento tão eficaz quanto a mastectomia, em casos específicos como esse, corrobora para que sua utilização seja cada vez menos recorrente em tratamentos oncológicos.

Comentários Finais

Descreveu-se no presente trabalho, um caso atípico, de uma paciente com câncer de mama multifocal, bem como a relevância da escolha terapêutica utilizada, a qual não é uma abordagem frequente em casos como esse. Portanto, esse caso evidencia e experiência exitosa da cirurgia do tipo quadrantectomia em associação com a quimioterapia neoadjuvante para tratamento do carcinoma de mama multifocal, minimizando assim os danos citados proveniente do tratamento com mastectomia radical. Em suma, a possibilidade da realização do tratamento conservador foi eficaz no caso.

Palavras-chave

Câncer de Mama Multifocal; Quimioterapia Neoadjuvante; Quadrantectomia.

Área

Oncomastologia

Autores

LUÍSA BERTOLDI AGUILAR, NATHALIA ADORNO SILVA, KARINE SOUZA DE JESUS, GUILHERME PINHEIRO DA SILVA, VITÓRIA MAYUMI TAKAGI, LETICIA HELENA FERREIRA MONTENEGRO, LHORRAINY BARBOZA NOGUEIRA, LUIS FERNANDO CORREA BARROS, SHEILA QUEIROZ DE CAMPOS