XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Dados do Trabalho


Título

Ressecção videolaparoscopica de tumor de frantz: relato de caso

Apresentação do caso

O tumor de Frantz trata-se de uma neoplasia rara pseudopapilar do pâncreas, correspondendo em ate 2,7% de todos os tumores pancreáticos diagnosticados. O presente estudo relata o caso de uma paciente do sexo feminino, jovem, assintomática, com achado radiológico incidental de massa pancreática acometendo corpo e cauda, medindo 6,5CM, sendo estas características clássicas dentro da literatura. A mesma foi submetida a pancreatectomia corpo-caudal com esplenectomia por videolaparoscopia, com finalidade curativa, evoluindo bem.

Discussão

Os pacientes acometidos pela patologia supracitada são em sua maioria mulheres jovens e assintomáticas, a clinica quando presente é subaguda, sendo o diagnostico muito comumente um achado radiológico, predominantemente encontrado em corpo e cauda do pancreas. Alterações da função pancreática são incomuns em tal patologia. A doença tem bom prognostico, com crescimento indolente e raramente invade estruturas adjacentes ou metastatiza. A sobrevida em 5 anos após ressecção cirúrgica, chega a 97%, sendo este o tratamento padrão ouro. Terapias adjuvantes como quimioterapia e radioterapia não são preconizadas para este tipo de tumor.

Comentários Finais

Por tratar-se de patologia rara e pouco descrita na literatura, a doença é ainda um desafio para a oncologia, casos novos auxiliam no diagnostico, conhecimento da doença e sua fisiopatogenia, além de corroborar para uma melhor abordagem cirúrgica. Neste relato de caso a ressecção videolaparoscópica é um diferencial, mostrando a viabilidade de tal procedimento, e seus benefícios para a paciente.

Palavras-chave

Tumor de Frantz ; videolaparoscopia ; tumor de pâncreas

Área

Tumores hepatobiliopancreáticos

Autores

GUILHERME DE OLIVEIRA CUCOLICCHIO, ARYELLA SILVESTRE BORGES MENEZES, VINICIUS FERNANDES DOS SANTOS, JULIANA CHALELA AYUB, MATEUS CALIXTO COLTURATO, JOAO PEDRO SHIMIZU DA ROSA, LARISSA GANANCA BUOSI, JORGE ALBERTO THOME