XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tratamento cirúrgico do tumor de Klatskin

Apresentação do Caso

Homem, 36 anos, encaminhou-se ao pronto socorro com queixa de mal-estar geral, evoluindo para icterícia associada a colúria, acolia fecal e prurido. Ao exame: ictérico 2+/4+, dor abdominal, sem irritação peritoneal. Laboratório admissional: BT 7.11, BD 6.58, TGO 214, TGP 461, GGT 1082, FA 550. A tomografia computadorizada (TC) de abdome revelou dilatação das vias biliares intra-hepáticas, sem outras alterações. Na colangiopancreatografia por ressonância magnética (CPRM) viu-se falha de enchimento na porção proximal do ducto hepático comum e confluência dos hepáticos direito e esquerdo, extensão de cerca de 1,4 cm, determinando moderada dilatação e tortuosidade à montante, principalmente à esquerda, demais vias biliares sem alterações. Exames etiológicos foram negativos, sendo a suspeita diagnóstica de neoplasia de via biliar (Bismuth II/T2aN0M0 – estádio II). Realizou-se laparotomia com ressecção do início dos ductos hepáticos direito e esquerdo, hepático comum e colédoco, colecistectomia e anastomose bilio-digestiva hepáticos-duodenal. A congelação mostrou margens livres e o anatomopatológico diagnosticou colangiocarcinoma (CCA). O paciente evoluiu com abcesso hepático, sendo tratado com antibioticoterapia e alta médica 27 dias pós operatório.

Discussão

O tumor de Klatskin (TK) é definido como um CCA localizado em região perihilar (pCCA) originado na bifurcação do ducto hepático principal (Bismuth II). Os CCAs são as neoplasias malignas primárias hepatobiliares mias comuns. Os principais fatores de risco são: CEP, doença de Caroli, cistos de colédoco tipo I e IV, infecção parasitária e thorotrast. O pCCA se manifesta inicialmente por ictéricia (90%), podendo evoluir para colangite aguda (10%). A investigação é realizada por TC com contraste para avaliação da extensão da lesão, presença de metástases e invasão vascular e CPRM para avaliar a anatomia das vias biliares, extensão local e possibilidade de ressecção (95%). Após a suspeita diagnóstica, deve-se classificar e estadear a doença, sendo Bismuth-Corlette e AJCC/UICC, os mais usados. O tratamento curativo é a ressecção cirúrgica da lesão.

Comentários finais

: A maioria dos diagnósticos é realizado em estádios avançados da doença, sendo encaminhando para terapia paliativa não cirúrgica com quimioterapia. É importante ter conhecimento geral dos diagnósticos diferenciais de icterícia para assim diagnosticar precocemente doenças neoplásicas, melhorando, assim, a sobrevida do paciente.

Palavras-Chave

Klatskin Colangiocarcinoma

Área

Cirurgia - Fígado

Autores

Pedro Piassaroli de Abreu