XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Perfil dos pacientes com Doença Inflamatória Intestinal acompanhados no Ambulatório de Gastroenterologia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas

Introdução

A doença inflamatória intestinal (DII) representa um grupo de afecções intestinais crônicas idiopáticas, representadas pela doença de Crohn (DC) e a Retocolite Ulcerativa (RCU). Vários estudos mostram aumento da incidência da doença mundialmente, no entanto, em nosso país ainda temos poucos dados epidemiológicos sobre o assunto.

Objetivo

Estabelecer o perfil dos pacientes com doença inflamatória intestinal atendidos no ambulatório de Gastroenterologia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE – UFPEL).

Método

Estudo transversal no qual os pacientes foram selecionados a partir de uma amostra de conveniência. Foram incluídos pacientes atendidos no ambulatório no período de janeiro de 2018 a julho de 2019. A coleta dos dados foi realizada através da revisão dos prontuários.

Resultados

Foram avaliados 68 pacientes, sendo 63% mulheres, com idade média de 43 anos. 56% dos pacientes apresentavam Doença de Crohn e 44% Retocolite Ulcerativa. Na Doença de Crohn o acometimento mais comum foi ileocolônico 46% e na Retocolite Ulcerativa foi colite extensa 56%. Pacientes com Doença de Crohn foram os que mais internaram 64% e realizaram procedimentos cirúrgicos 5,8 vezes mais que Retocolite Ulcerativa. Observado prevalência aumentada de doenças psiquiátricas, acometendo cerca de um terço dos pacientes com Retocolite Ulcerativa e em torno de um quinto entre os pacientes com Doença de Crohn. No tratamento houve predominância do uso de salicilatos na Retocolite Ulcerativa e de imunossupressores e imunobiológicos na Doença de Crohn.

Conclusão

O perfil dos pacientes com doenças inflamatórias intestinais do ambulatório da Universidade Federal de Pelotas é semelhante ao encontrado na literatura.

Palavras-Chave

Doença de Crohn; Retocolite Ulcerativa; Doenças Inflamatórias Intestinais.

Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

Gabriela Breitenbach dos Santos, Elza Cristina Miranda da Cunha, Daniela Muñoz Nogueira Zambrano, Luis Antonio Benvegnu