XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Isquemia Mesentérica após infecção por COVID-19

Apresentação do Caso

Paciente do sexo feminino, 38 anos, previamente hígida, com história de infecção por Sars-CoV2 há 2 meses, deu entrada no pronto atendimento, apresentando dor abdominal intensa, difusa, progressiva, associado a episódios de febre e diarreia aguda. Realizou Tomografia Computadorizada com contraste venoso, que evidenciou obstrução parcial da Artéria Mesentérica Superior, configurando quadro inicial de Isquemia Mesentérica. Complementado o exame com angiografia, observando-se estenose de cerca de 50% da Artéria Mesentérica Superior. Tratado com angioplastia e implante de Stent. Além disso, foi instituído o tratamento farmacológico com Rivaroxabana 60mg/dia por 20 dias, momento que apresentou resolução do quadro, e então, passando a ser administrada 20mg/dia como terapia de manutenção.

Discussão

A pandemia da COVID-19 mostrou uma intima associação observacional de eventos trombóticos após infecção por esse vírus, o que aprofundou o estudo da fisiopatologia desses acontecimentos. É compreendido que o vírus tem a capacidade de desencadear um ciclo de inflamação e trombose por meio dos receptores ACE2 expressa nos enterócitos do intestino delgado e endotélio vascular, e afeta a via de coagulação por meio da tríade de Virchow, favorecendo a formação de micro trombos e depósitos de fibrinogênio.
Após investigação detalhada, a paciente não apresentava fatores predisponentes para doença vascular trombótica, apenas a infecção recente por COVID-19. Felizmente, pelo diagnóstico e conduta terapêutica rápida, a paciente não evoluiu para desfechos desfavoráveis, como necrose intestinal, peritonite ou sepse, sendo possível o tratamento endovascular via angioplastia com implante de Stent.

Comentários finais

A partir do trabalho realizado foi possível criar uma relação entre a infecção respiratória pelo SARS-COV-2 e a ocorrência de doença vascular intestinal. E que, a presença desse vírus por si só configura um fator de risco para Isquemia Mesentérica.

Palavras-Chave

COVID-19, Trombose, isquemia mesentérica, Sars-CoV-2, Vírus, doença vascular.

Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

Tainah Bezerra Varela Câmara, Thiago Santos Cunha Lima, Lucas Martins Carlos Silva, Fabiana Lima Bezerra, Silvio José Lucena Dantas