Dados do Trabalho
Título
UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS COMO ALTERNATIVA PARA MANEJO DE PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS DO APARELHO DIGESTIVO: ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE CAMPINAS
Introdução
A Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) é projetada para o cuidado de pacientes que não podem ser adequadamente tratados em uma enfermaria, porém também não necessitam de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Sua existência pode diminuir a demanda sobre leitos de UTI e os custos relacionados aos cuidados em saúde de um hospital. A pandemia de COVID-19 trouxe uma necessidade intensa de novos leitos de UTI, o que levou à escassez deste recurso em muitos países. Frente a este cenário, o uso da UCI para economia de leitos pode ser considerado uma alternativa para suprir a demanda de leitos para cirurgias do aparelho digestivo neste período.
Objetivo
Determinar o perfil epidemiológico dos pacientes internados na UCI de um Hospital Universitário de Campinas, durante a pandemia, no período de 28 de março de 2020 a 19 de dezembro de 2020.
Método
Foi realizado um estudo observacional descritivo retrospectivo analisando as informações contidas em banco de dados do hospital em relação às internações ocorridas no período descrito.
Resultados
Foram analisados 535 pacientes internados, eletivos e de urgência, de 21 especialidades, constatando-se que o tempo médio de permanência na UCI foi de 4,3 dias, sendo a mediana de 3 dias. Durante o período, 12 pacientes vieram a óbito, o que configura uma mortalidade de 2,2%. As idades dos pacientes variaram entre 15 e 95 anos, com uma média de 58,1 e mediana de 61 anos. Permaneceram internados 335 (62%) pacientes do sexo masculino e 200 do sexo feminino (38%). Dentre o total de pacientes, 446 (83,4%) receberam tratamento cirúrgico e 89 (16,6%) tratamento clínico. As especialidades com maior número de pacientes internados foram a Cirurgia do Aparelho Digestivo, com 91 (17,0%) pacientes; Cirurgia do Trauma, com 77 (14,4%) pacientes e Cirurgia Vascular, com 76 (14,2%) pacientes.
Conclusão
O presente estudo demonstrou a predominância de pacientes submetidos a cirurgias do aparelho digestivo na UCI de um Hospital Universitário. Sua existência pode diminuir a demanda sobre leitos de UTI e os custos relacionados aos cuidados em saúde de um hospital. Tal resultado demonstrou a importância deste tipo de unidade para o cuidado pós-operatório destes pacientes e disponibilidade de leitos durante a pandemia de COVID-19.
Palavras-Chave
COVID-19 ; Pós-operatório ; Terapia Intensiva
Área
Cirurgia - Miscelânea
Autores
Caio Souza Levy, Ana Maria Neder Almeida, Antonio Luis Eiras Falcão, Luiz Roberto Lopes, Nelson Adami Andreollo