XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

O CONSUMO DE FARINHA DE MANDIOCA COMO FATOR PROTETOR DE EPIGASTRALGIA EM UMA AMOSTRA DE POPULAÇÃO AMAZÔNICA

Introdução

A hipercloridria é um reconhecido fator associado à epigastralgia. O excesso na acidez estomacal está de algum modo relacionado com uma maior atividade dos trocadores H+/K+ contidos nas membranas das células parietais do estômago, os quais extraem K+ do lúmen estomacal, e bombeiam H+ para este lúmen, acidificando-o.

Objetivo

Investigar uma possível associação protetiva do consumo de farinha de mandioca em relação a manifestação clínica de epigastralgia. Como esta farinha é rica em K+, levanta-se a possibilidade de um efeito de massa inibir o bombeamento de H+ para o lúmen estomacal.

Método

Nesse estudo transversal, foram coletados dados de 54 pacientes atendidos no Ambulatório de Hepatologia e Gastroenterologia do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Foi realizada análise dos dados no programa de computação estatística R (www.r-project.org), calculando-se a razão de prevalência (RP, ± intervalo de confiança de 95% [ICI95% ]), além da análise de proporções usando o teste F test (alfa = 0,05).

Resultados

Os pacientes consumidores de farinha de mandioca mostraram-se menos propensos a apresentar a epigastralgia como sintoma clínico (PR = 0,1103 [IC95%: 0,008-0,804], p = 0.0466).

Conclusão

Concluímos que o consumo de farinha de mandioca pode ter um efeito protetivo sobre a hipercloridria, com base nos resultados observados e na possibilidade de um possível efeito de massa por elevados níveis de K+ inibir um bombeamento exarcerbado de H+ durante o período prandial. Entretanto, novas investigações precisam ser realizadas para um melhor esclarecimento desse achado.

Palavras-Chave

Dor abdominal, epigastralgia, farinha, Amazônia, gastroenterologia.

Área

Gastroenterologia - Estômago/Duodeno

Autores

Isabella Siqueira Ferreira, Ana Paula Cecilia Braga, Emilly Mariane Novaes de Lima, Paulo André Vieira de Carvalho Bernardo, Viviane de Nazaré Lopes de Souza, Lucas Eduardo Carneiro Albuquerque, Cláudio Eduardo Corrêa Teixeira, Walther Augusto de Carvalho, Fabíola de Carvalho Chaves de Siqueira Mendes