XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

TUMOR GLÔMICO GÁSTRICO: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Paciente feminina, 50 anos, com relato dor em região epigástrica por vários meses foi submetida a endoscopia diagnóstica. Apresenta lesão de 3 cm de diâmetro, em grande curvatura gástrica, com biópsia sugerindo neoplasia estromal e com painel imuno-histoquímico associado aos aspectos histológicos de tumor glômico infiltrativo em lâminas murais gástrica. A paciente foi submetida a ressecção da lesão com gastrectomia em cunha, com resultado de anatomopatológico confirmando tumor glômico. A despeito da boa evolução cirúrgica continuou paresentado sintomas dispéticos classificados com sindrome dispéptica funcional.

Discussão

Os tumores glômicos são um tipo raro de tumor mesenquimal subeptelial, que surgem do glomus neuromioarterial, uma anastomose arteriovenosa que funciona sem o capilar intermediário, normalmente localizado na pele e responsável por sua termorregulação. A maioria dos tumores glômicos aparece nas extremidades. O acometimento gástrico foi inicialmente descrito em 1948 por De Busscher e até o presente momento raros casos foram descritos. Com apresentação clinica inespecífica, tem como diagnóstico diferencial outros tumor estromais como GIST e tumores neuroendócrinos.

Comentários finais

O tumor glômico é uma neoplasia mesenquimal que acomete principalmente a bainha do glomus na carótida, mas em casos raros podem acometer o estômago, apresentam sintomas clássicos de dispepsia, por isso se confunde com outras patologias dispépticas. Por ser intramucoso, o diagnostico com biopsia por endoscopia nem sempre é possível, sendo necessário biopsia guiada por ecoendoscopia. O tratamento indicado é a resseção da lesão e solicitação de imunohistoquimica para confirmação do diagnóstico.

Palavras-Chave

tumor glômico; tumor gástrico

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Tricia Aline Ribeiro Pattini de Souza, Pedro Viotti Godinho, Fábio Crescentini, Bianca Escorel Costa Fava, Gabriel Fonseca e Nunes, Lucas de Sene Leme, Fabio Brito Saucedo, Rafaela Araujo Lojudice