XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

METÁSTASE DE CARCINOMA RENAL DE CÉLULAS CLARAS EM PÂNCREAS

Apresentação do Caso

Paciente feminina, 93 anos, foi admitida por emagrecimento, icterícia, colúria, acolia fecal, há 10 dias. Tinha como antecedentes hipertensão arterial sistêmica, diabetes melitus e nefrectomia e quimioterapia há 5 anos por carcinoma renal de células claras. À admissão, encontrava-se em regular regular estado geral, ictérica, acianótica, eupneica. Abdome sem massas palpáveis. Exames complementares revelavam bilirrubina direta de 12mg/dL. A tomografia apresentava dilatação de vias biliares intra e extra-hepáticas e estenose em hepatocolédoco distal em topografia de massa expansiva em cabeça de pâncreas.
A paciente então foi encaminhada para ecoendoscopia que revelou lesão sólida, hipoecóica, heterogênea, bordas irregulares, bem delimitada, medindo 40mmX39mm em topografia de cabeça de pâncreas. Realizada punção diagnóstica com agulha de biópsia ecoguiada (FNB) 22G e em seguida encaminhada para CPRE.
A CPRE confirmou os achados de estenose em colédoco distal, prosseguindo-se com papilotomia e drenagem biliar com prótese metálica autoexpansível totalmente recoberta (FC-SEMS).
A paciente evoluiu com resolução da síndrome colestática e o anatomopatológico revelou que a lesão era uma metástase de carcinoma de células renais de células claras em pâncreas. Atualmente a paciente segue em imunoterapia.

Discussão

Metástases para o pâncreas são raras e a maioria é assintomática, sendo encontrada em exames de imagem ou necropsia. Se volumosas em cabeça de pâncreas, podem provocar icterícia, insuficiência pancreática, obstrução duodenal e hemorragia digestiva. Os principais tumores que metastatizam para o pâncreas são: carcinoma de células renais, melanoma, mama, pulmão, colorretal e próstata. As metástases podem ser localizadas, difusas, únicas ou múltiplas. A obstrução ductal pancreática e biliar é mais comum nas lesões em cabeça e corpo. O tratamento geralmente é paliativo, devido a doença disseminada, e focado no controle sintomático com stents biliares e by-pass gastroentérico para obstrução. O prognóstico é pobre e atualmente a imunoterapia é uma opção importante na doença avançada.

Comentários finais

Apresentamos um caso raro de metástase sintomática de carcinoma renal de células claras para o pâncreas. A endoscopia tem papel fundamental na elucidação diagnótica e terapêutica paliativa nesses casos.

Palavras-Chave

Metástase em pâncreas, Ecoendoscopia, CPRE, Carcinoma Renal de células claras

Área

Endoscopia - Miscelânea

Autores

Ana Paula Samy Tanaka Kotinda, Leonardo Souza Fonseca , Fellipe Cicuto Ferreira Rocha , Julia Mayumi Gregório , Lucas Giovinazzo Castanho Barros , Lucas Zouain Figueiredo , Felipe Soares Oliveira Rodrigues Fiuza, Breno Bandeira Mello, Elson Vidal Martins Júnior , Daniel Fortes, Jarbas Faraco Maldonado Loureiro, Giulio Fabio Rossini, Rodrigo Rezende Zago