XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

GOMA SIFILÍTICA MIMETIZANDO NEOPLASIA DO RETO - RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Sexo masculino, 52 anos, hígido. Há 01 ano com desconforto anal e sangue misturado às fezes. Ao exame, lesão vegetante e friável, que se iniciava a 2 cm da borda anal e comprometia toda a circunferência do órgão. A tomografia do abdome demonstrou espessamento uniforme do reto baixo e alguns linfonodos locorregionais globosos. A colonoscopia demonstrou a lesão de aspecto neoplásica limitada ao reto. Realizado biópsia que evidenciou mucosa escamosa ulcerada com inflamação mista e tecido de granulação proeminente. Como não se observaram evidências de neoplasia na amostra, solicitou-se revisão da lâmina e os aspectos morfológicos associados aos achados imunohistoquímicos foram compatíveis com processo inflamatório ulcerado com infiltrado predominantemente plasmocitário, de padrão policlonal. O VDRL e teste treponêmico foram reagentes e o paciente foi tratado com Penicilina G Benzatina, 2,4 mi UI por semana por 3 semanas. Quatro meses após o tratamento, teve resolução completa dos sintomas, entretanto permanecia com lesão elevada e circunferencial que se iniciava e 4cm da borda anal e se estendia por 4cm, sem sinais de invasão local. Optado pela ressecção cirúrgica do tecido remanescente, por acesso transanal. A anatomopatológico da peça operatória revelou processo inflamatório predominantemente plasmocitário e de padrão policlonal. Realizou seguimento clínico sem recrudescência dos processos infecioso e tumoral.

Discussão

A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum. O curso clínico da doença é habitualmente dividido em fases: incubação, sífilis primária, secundária, latente e terciária. A proctite sifilítica pode surgir em dois momentos: na sífilis primária sob a forma de úlcera e na terciária como uma lesão vegetante, que pode mimetizar a neoplasia do reto - a goma sifilítica (GS). O objetivo do presente estudo é relatar um caso incomum de GS mimetizando câncer do reto, com necessidade de tratamento clínico e ressecção cirúrgica do pseudotumor residual.

Comentários finais

A goma é uma expressão terciária da sífilis. Após confirmação do diagnóstico através da biópsia e dos exames sorológicos, o tratamento medicamentoso deve ser instituído. É importante considerar a presença de GS em pacientes com tumores retais superficiais e anatomopatológico negativo para neoplasia maligna, especialmente naqueles com epidemiologia sugestiva, uma vez que as doenças exigem tratamentos distintos.

Palavras-Chave

Goma sifilítica; Sífilis; Neoplasia Maligna

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

STHEFÂNIA MENDONÇA FRIZOL, LÉO DANTAS PEREIRA, OMAR FÉRES FILHO, LETÍCIA CANJEMI ARAUJO, FERNANDA DE OLIVEIRA ESTEVES, GERMANA MARTINS GOMES, MARLEY RIBEIRO FEITOSA, RÓGERIO SERAFIM PARRA, OMAR FÉRES, JOSÉ JOAQUIM RIBEIRO DA ROCHA