XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ESD Gástrica em Paciente Cirrótico.

Resumo

Paciente feminina, 83 anos, com diagnóstico de cirrose descompensada (child B), é encaminhada para avaliação de varizes esofágicas.
Em endoscopia índice nota-se presença de varizes esofágicas de grande calibre e, em estômago, área de mucosa irregular localizando-se em pequena curvatura de antro. Realizadas biópsias, é confirmado o diagnóstico de câncer gástrico precoce (AP com adenoma tubular com displasia de alto grau).
Em decisão conjunta com equipe clínica e endoscópica, optado por erradicação de varizes e posterior ESD para tratamento de neoplasia. Procedimento de ligaduras realizado com sucesso e alcançada erradicação de varizes.
Dissecção endoscópica de submucosa é então realizada, sendo procedimento realizado após demarcação da lesão e elevação de submucosa com solução salina. Coagrasper é usada para cauterização de vasos, sendo o procedimento concluído com sucesso, sem ocorrência de perfuração ou sangramento ativo ao término da ESD.
Peça cirúrgica demonstra margens livres e lesão restrita à mucosa. Em EDA de controle não há sinais de recidiva ou foco de neoplasia remanescente.
Tal procedimento realizado em paciente idosa e com comorbidade importante demonstra a eficácia e segurança da dissecção endoscópica de submucosa no tratamento do câncer gástrico precoce, promovendo manutenção da qualidade de vida e rápida recuperação.

Palavras-Chave

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Alexandre Moraes Bestetti, Nelson Tomio Miyajima, Epifanio Silvino do Monte Junior, Eduardo Guimarães Horneaux de Moura