XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

DIAGNÓSTICO INTRA-OPERATÓRIO DE HÉRNIA FEMORAL EM PACIENTE DO SEXO MASCULINO COM DIAGNÓSTICO CLÍNICO DE HÉRNIA INGUINAL: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Paciente do sexo masculino, 61 anos, com história de protrusão inguinal esquerda. Recebeu diagnóstico clínico e ultrassonográfico de hérnia inguinal esquerda recidivada. Passado de hernioplastia inguinal esquerda com recidiva precocemente, segundo o mesmo. Indicada cirurgia de hernioplastia inguinal esquerda. Durante o procedimento cirúrgico, foi constatado que se tratava de hérnia femoral esquerda. Com isso, foi feita a hernioplastia femoral esquerda com colocação de tela de prolene. A recuperação pós-operatória foi satisfatória com alta hospitalar precoce e acompanhamento ambulatorial.

Discussão

A hérnia femoral consiste em uma protrusão de órgão ou tecido através de um ponto de fragilidade da parede abdominal para o canal femoral. As hérnias femorais representam apenas 3% de todas as hérnias que se apresentam na região inguinal, além de serem mais frequentes em pacientes do sexo feminino. O diagnóstico e o tratamento desse tipo de hérnia ainda impõem um grande desafio aos cirurgiões, visto que, devido a tendência de se deslocar cranialmente, assumindo uma posição acima do ligamento inguinal, esse tipo de hérnia é frequentemente confundido com a hérnia inguinal e seu diagnóstico é realizado apenas durante o procedimento cirúrgico. Um exame físico detalhado e criterioso, bem como exames de imagem como ultrassonografia e tomografia computadorizada possuem grande importância no diagnóstico. O tratamento da hérnia femoral consiste essencialmente no reparo cirúrgico, uma vez que a incidência de estrangulamento é alta.

Comentários finais

Apesar de a prevalência de hérnia inguinal ser superior, a hérnia femoral apresenta maior tendência ao encarceramento, o que pode exigir uma avaliação e manejo mais precoces. Assim, o diagnóstico correto é de extrema importância para a escolha da estratégia terapêutica adequada e para evitar isquemia e necrose tecidual.

Palavras-Chave

Hérnia femoral, hérnia inguinal, diagnóstico intraoperatório.

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

BRUNA FIUZA CAMPELO, NATÁLIA FRANÇA MARROQUIM, GUILHERME COSTA FARIAS, Eduarda Vieira Almeida Machado, Lucas Lima Ferreira, Victor Maranhão Rocha, Gabriela de Sena Cabral, Elisa Esteves Rossini, Teresa Amélia Silva Oliveira, Rinaldo de Aguiar Barbosa