XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO ENDOSCÓPICA PRÉ E PÓS-OPERATÓRIA DA TÉCNICA CIRÚRGICA EXPERIMENTAL DE MINI-GASTRIC BYPASS

Introdução

O tratamento cirúrgico da obesidade tem se mostrado o mais eficaz no controle do peso e comorbidades. Uma promissora técnica cirúrgica é o mini-bypass gástrico, uma simplificação do já consolidado by-pass gástrico. Tal técnica tem mostrado resultados semelhantes e por vezes superiores quando comparado ao bypass gástrico, tanto na perda de peso, como na resolução de comorbidades, além de ser mais seguro e com menor morbidade. Entretanto, é questionada pelo refluxo biliar gástrico e seu potencial carcinogênico.

Objetivo

Avaliar o efeito da técnica do mini-bypass gástrico no esôfago e estômago quanto a presença de bile e sinais inflamatórios.

Método

Avaliação retrospectiva das endoscopias digestivas pré e pós-operatórias de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica pela técnica de mini-bypass gástrico, quanto à presença de refluxo biliar. A pesquisa foi submetida e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição.

Resultados

Vinte e seis pacientes foram incluídos na pesquisa. À avaliação pré-operatória, não se identificou refluxo bilioso no estômago em toda casuística, enquanto na avaliação pós-operatória, realizada em média após 12 meses de cirurgia, em 12 pacientes (46,1%) ele estava presente. Na avaliação histológica, 11 pacientes (42,3%) apresentavam gastrite no pré operatório, e dez (38,46%) no pós operatório. Quanto à avaliação esofágica, 23% apresentaram esofagite no pré operatório, enquanto 26,9% apresentaram esofagite no pós-operatório.

Conclusão

A técnica cirúrgica do mini-gastric bypass parece estar associada à maior refluxo biliar. As mucosas gástricas e esofágicas não parecem ser, até o momento, alteradas por essa técnica cirúrgica. Novos estudos devem ser feitos com maior casuística para permitir análise estatística e acompanhamento a longo prazo, a fim de oferecer dados mais expressivos acerca dessa técnica.

Palavras-Chave

Obesidade ; Bypass gástrico ; refluxo biliar ; endoscopia digestiva

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Alice Mory Rossato, Julia Cantú Ferreira, Fernanda Rodrigues Araujo, Ana Maria Neder Almeida, Elaine Cristina Candido, Martinho Antonio Gestic, Murilo Utrini, Felipe David Mendonça Chaim, Almino Cardoso Ramos, Everton Cazzo, Elinton Adami Chaim