XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Abordagem cirúrgica do cisto retro-retal

Introdução

Os tumores retro-retais são localizados no espaço retro-retal, possui diferentes origens embriológicas e podem exercer compressão extrínsica no reto e canal anal. Esses tumores são raros no adulto, podem acometer crianças e são mais comuns em mulheres de meia-idade. Geralmente são assintomáticos. Sua origem pode ser benigna a partir de restos embrionários ou representar lesões malignas com invasão direta de estruturas adjacentes. Assim, eles são classificados em epidermoides, dermoides, entéricos e neuroentéricos

Objetivo

Analisar a literatura vigente acerca da abordagem cirúrgica do cisto retro retal, visando contribuir para o conhecimento dos princípios e dos cuidados voltados para esse método.

Método

Trata-se de uma revisão bibliográfica descritiva de artigos selecionados em bancos de dados como BVS, PubMed, LILACS e SCIELO, no período entre 2016 e 2021.

Resultados

O cisto retro-retal é uma condição rara e apresenta uma incidência estimada de 1,4 a 6,3 casos por ano, com alto risco de malignização, infecção e compressão nervosa. Dessa forma, recomenda-se ressecção cirúrgica da lesão independentemente do tamanho, presença ou não de sintomas. A abordagem cirúrgica pode ser anterior, via laparotômica, ou posterior. A via posterior é a mais recomendada, com a posição prona em Jack-Knife, principalmente para lesões estendidas do sacro à ponta do cóccix, tem como incisão mais usada a de Kraske. A abordagem abdominal, é preferida em lesões altas, com características malignas, dimensões maiores, invadindo órgãos adjacentes ou lesões recidivadas, permitindo o controle vascular e confecção de estomas. Abordagens cirúrgicas agressivas abdomino-perineais, com ressecção sacral e tumoral em bloco, ou exérese de lesões volumosas com inflamação e aderência local, podem causar efeitos indesejáveis de ordem urológica, como incontinência e impotência. A maioria dos pacientes submetidos a tratamento cirúrgico, apresentam boa evolução com resultados funcionais satisfatórios, a sobrevida é alta e o índice de recidiva é baixo.

Conclusão

O tratamento dos tumores retro-retais é cirúrgico, prevenindo complicações como degeneração maligna, infecção e compressão nervosa. Devido a localização em um espaço anatômico de difícil acesso, a abordagem cirúrgica deve ser decidida conforme a altura, tamanho da lesão e comprometimento de estruturas adjacentes. Ademais, a experiência do cirurgião e o conhecimento do espaço a ser abordado, devem ser considerados.

Palavras-Chave

cisto retro-retal; cirurgia;

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

Arthur Ribeiro Coutinho da Franca Pereira, Rafaela Carneiro de Almeida Formiga, Flavia Gebran Velloso Messias, Ana Beatriz Freire Gadelha, Rodrigo Baracuhy da Franca Pereira , Pedro Palitot Pereira Pedrosa, Victória Carneiro de Almeida Formiga