XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Terapêutica com escleroterapia em hemangiomas do trato gastrointestinal

Apresentação do Caso

Paciente masculino, 26 anos, branco e procedente de Macatuba. Paciente relata acompanhamento com equipe de hematologia devido a transfusões sanguíneas semanais decorrente de melena diária em pequena quantidade. Ao exame físico, apresenta lesões violáceas em pés e mãos, de tamanhos e relevos variados e indolores ao toque. Em mucosa oral algumas lesões vasculares planas, azuladas e de tamanho variando entre 3.0 mm e 6.0 mm no maior eixo.
Submetido a endoscopia digestiva alta em que foram evidenciados em esôfago, estômago e duodeno, lesões vasculares elevadas, com proliferação de vasos na superfície, de coloração azulada, de tamanho variando entre 5.0 mm e 30.0 mm no maior eixo, algumas com pontos hematínicos, compatíveis com hemangiomas, sem sinais de sangramento ativo ou recente. Na mesma ocasião, foi realizada colonoscopia que notaram-se em ceco, cólon ascendente, descendente, transverso, sigmóide e reto lesões vasculares compatíveis com hemangiomas.

Discussão

A síndrome de Blue Rubber Bleb Nevus é um distúrbio muito raro com uma incidência de 1 para cada 14000 nascidos que acomete igualmente ambos os sexos e é caracterizado por múltiplas malformações vasculares (hemangiomas cavernosos) da pele, trato gastrointestinal e outros órgãos viscerais. No paciente em questão, as lesões se estendiam da mucosa oral até o reto, por todo o trato gastrointestinal, além de lesões na pele. O paciente foi submetido a 3 sessões de escleroterapia. Na primeira sessão foi utilizado como agente esclerótico, álcool 70% e solução de glicose hipertônica 50%, em 5 lesões do antro gástrico e em 3 lesões do reto distal. Na segunda sessão foi utilizado solução de ethamolin com glicose hipertônica 50% em 2 lesões esofágicas, após ligaduras elásticas das mesmas, e escleroterapia com solução de ethamolin e glicose hipertônica 50% em 20 lesões no estômago e 12 lesões no duodeno. Na terceira sessão foi utilizado solução de ethamolin e glicose hipertônica 50% em 27 lesões do cólon.

Comentários finais

Para continuidade do tratamento, foi programado enteroscopia para escleroterapia de lesões do intestino delgado. Até o momento, o paciente não precisou realizar novas transfusões sanguíneas. Optado pela associação com Talidomida devido ao efeito inibitório de angiogênese.

Palavras-Chave

Síndrome de Blue Rubber Bleb Nevus; hemangiomas

Área

Endoscopia - Miscelânea

Autores

Erica M. C. R. Giriboni, Fabrício Sales De Faria, Cássio Vieira De Oliviera