XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Hemicolectomia direita videolaparoscópica no tratamento do cistoadenocarcinoma de apêndice cecal perfurado

Resumo

Introdução: O cistoadenocarcinoma é neoplasia rara do apêndice cecal, 1% de todas as neoplasias colorretais, segundo tipo mais comum de mucocele apendicular. Neoplasia bem diferenciada, de crescimento lento, não metastatizante. Geralmente descoberta de forma incidental em cirurgias pélvicas ou abdominais, ou no anatomopatológico do apêndice. Quadro clínico inespecífico, com dor abdominal, massa abdominal em quadrante inferior direito, obstrução intestinal ou sintomas que mimetizam apendicite. Identificado por tomografia computadorizada de abdome como massa cística de parede fina, bem encapsulada no quadrante inferior direito. A presença de nódulo na parede é sugestiva de cistoadenocarcinoma. A diferenciação entre cistoadenoma e cistoadenocarcinoma é de difícil, até mesmo no estudo anatomopatológico. O diagnóstico é confirmado no pós-operatório. A cirurgia é o método de tratamento recomendado. E apesar da técnica laparoscópica não ser contraindicada, é necessário que haja cuidado para evitar o rompimento e dispersão do conteúdo dentro da cavidade, que pode causar pseudomixoma peritoneal. A cirurgia de escolha deve ser à hemicolectomia direita. Tem um ótimo prognóstico, principalmente se a cirurgia for realizada de forma precoce e ampla.
Objetivo: Apresentar vídeo de uma hemicolectomia direita com ileotransverso anastomose por videolaparoscopia como tratamento de cistoadenocarcinoma perfurado de apêndice. R.L.G, masculino, 70 anos, bioquímico, 6 meses depois ser submetido a tratamento conservador de massa e abscesso apendicular na apendicite aguda complicada e perfurada, evoluiu com dor na fossa ilíaca direita e região lombar homolateral irradiada para o membro inferior e dor com extensão e rotação interna do quadril (“sinal psoas”). Tomografia computadorizada de abdome: abscesso de retroperitônio e de psoas recidivado. Ao abordarmos o abscesso por laparoscopia para sua drenagem constatamos perfuração de apêndice cecal e ceco, e presença de conteúdo mucoide sugestivo de cistoadenocarcinoma de apêndice. Depois da drenagem do abscesso optamos por realizar uma hemicolectomia direita com ileotransverso anastomose por videolaparoscopia. Pós-op sem intercorrências.
Conclusão: A hemicolectomia direita por videolaparoscopia é o tratamento indicado e de escolha para o cistoadenocarcinoma de apêndice perfurado mesmo na presença de abscesso retroperitoneal, oferece nítidos benefícios e se apresenta viável quando empregado por equipes experientes.

Palavras-Chave

Cistoadenocarcinoma de apêndice cecal perfurado, Hemicolectomia direita, Videolaparoscopia, Neoplasia mucinosa de apêndice cecal

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

Hamilton Belo França Costa, Gabrielle Diniz França Costa, Lorenna Raysse Macedo Barbosa, Anna Tereza Cavalcanti Diniz, Hermann França Costa